EDUCAÇÃO

Professora de Serra vai a Festa Literária das Periferias

Jamile Menezes atua na EMEF Professor Darcy Ribeiro, em Parque das Gaivotas.

Em 20/05/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedu/PMS

Tem professora da rede municipal representando o Município de Serra em evento literário a nível nacional! A professora Jamile Menezes, que atua na EMEF Professor Darcy Ribeiro, em Parque das Gaivotas, foi uma das 210 mulheres brasileiras que tiveram seus textos selecionados para participar da Festa Literária das Periferias (FLUP-RJ), que neste ano é realizada de forma digital, por conta do isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus.

Os textos de Jamile e das outras 209 mulheres foram selecionados após serem aprovados no processo de formação dedicado à obra "Quarto de despejo" (1960), livro de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), que trata da vivência de uma mulher negra e pobre, que entende que sua vida merece e precisa ser escrita por ela mesma. Mesmo após 60 anos de lançada, a obra segue causando forte impacto em jovens e, por isso, receberá homenagem da FLUP 2020. Todos os textos selecionados vão se transformar em uma nova obra, em homenagem a Carolina Maria de Jesus.

De acordo com Jamile, ler Carolina de Jesus a fez revisitar momentos da sua infância.

“A figura de Carolina me fez recordar da minha avó materna Gilzete. Quando viva, ela chegou a morar no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, na Bahia. Em meados da década de 1990, minha avó morava com meus dois tios em uma casa de madeira, sem saneamento básico e nas proximidades de um mangue. Brinquei muito por lá. Em alguns momentos, me veio na mente o capricho e a felicidade da minha avó quando íamos visita-lá”, disse.

Segundo Jamile, o acessório marcante de Carolina de Jesus, o lenço no cabelo, também esteve presente em sua infância.

“Nos cabelos da minha bisavó Genoveva, da minha avó e algumas tias”, relembra.

Para Jamilie, é uma honra e responsabilidade fazer parte desse evento.

“Presenciar os esforços dos meus pais e ver a trajetória dos meus familiares são essenciais para a forma como me posiciono hoje. Por isso, é uma honra e responsabilidade participar desse evento. Eu e outras 209 mulheres negras faremos parte da reescrita do livro de Carolina de Jesus”, finalizou.

Ativista, Jamile sempre esteve envolvida com questões relacionadas à educação e negritude. Em 2019, participou do curso municipal  "PITAM-ATUNDA: contação de histórias africanas e afro-brasileiras" e, neste ano, está inscrita no curso "Relações étnico-raciais: caminhos para práticas de educação e promoção da equidade na escola”, ambos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Prefeitura de Serra. (Com informações da Prefeitura de Serra)