EDUCAÇÃO

​Professores de geografia recebem capacitação com IBGE

IBGE participou da formação dos professores de geografia da rede de ensino de Vila Velha. 

Em 24/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Foi apresentado aos professores os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que traz dados de monitoramento do Ministério da Saúde e também foi abordado o Censo Demográfico.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou, na última semana no auditório do Titanic, da formação mensal dos professores de geografia da rede de ensino de Vila Velha. 

Foi apresentado aos professores os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que traz dados de monitoramento do Ministério da Saúde e também foi abordado o Censo Demográfico, com pontos sobre as metodologias e técnicas utilizadas na pesquisa. 

O formador de geografia José Augusto Tononi Junior, da gerência de Formação Continuada da Secretaria de Educação, explicou que o momento prepara o professor e dá suporte para suas aulas:

“Nós precisamos estar antenados e esta formação dá subsídio para várias práticas educacionais dentro de sala de aula. As informações passadas pelo IBGE dão suporte e auxiliam quando for falar de demografia, imigração e sobre nosso município”, explicou.

Além disso, com o Censo 2022 acontecendo, a curiosidade dos alunos está aguçada.

“Os estudantes perguntam e querem entender como é feita uma pesquisa a nível nacional. Eles têm curiosidade em saber como se chega aos números, qual o método, como se delimita a base territorial, como eles escolhem quem vão visitar, por exemplo. E nós, como professores de geografia, precisamos saber todas essas informações”, complementou José Augusto.  

A professora Mariana Bravin, da UMEF Thelmo Torres, participou da formação e contou que o momento com o IBGE foi esclarecedor para entender o contexto atual com os dados do PeNSE e também para aprender como é feito o censo demográfico:

“Foi interessante aprender como a base cartográfica é preparada para o censo demográfico. É uma organização criteriosa e necessária para o funcionamento da pesquisa. Para o professor de Geografia, foi um excelente conhecimento para embasar as aulas de demografia e urbanização”, contou. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Pronatec Jovem FIC oferece 755 novas vagas em onze cursos
Taxa de inadimplência no ensino superior fica em 8,67%
Alunos serão premiados no concurso de desenho nesta quarta
Aluna de Cariacica é destaque em concurso de redação
Prefeitura de Viana abre 215 vagas para cursos gratuitos
Prefeitura de Vitória nomeia assistentes de Educação Infantil
Começa hoje (23) Ciclo de Formação em Educação Ambiental
Fies começa a convocar pré-selecionados da lista de espera
Enem: Como estudar cada competência da redação da prova
Curso de língua de sinais para mais 250 alunos de Cachoeiro

TAGS:
VILA VELHA | IBGE | CAPACITAÇÃO | FORMAÇÃO | REDE DE ENSINO