CENÁRIO EMPREENDEDOR

Profissionais de alta performance.

Maioria desses profissionais afirma que um bom líder contribuiu para o aprendizado.

Em 22/04/2016 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

Dizem que, por trás de um homem bem sucedido, existe uma mulher inteligente; por trás, ou junto a um atleta, existe um treinador dedicado. O mesmo acontece com os profissionais “acima da média” no mercado de trabalho. A grande maioria desses profissionais afirma que um bom líder, com orientações assertivas, disciplina e exemplos positivos, contribuiu para o aprendizado, o que fez melhorar seu desempenho, seja na vida, na universidade, ou no trabalho.

Recentemente, tive a oportunidade de conhecer os resultados de um estudo sobre a preparação mental voltada para a alta performance realizado com atletas olímpicos.

Este assunto, inclusive, se tornou um dos temas das palestras que tenho ministrado em escolas, faculdades/universidades e empresas.

Participaram do estudo 235 atletas canadenses que estiveram nas Olimpíadas de Inverno, em Sarajevo, e nas Olimpíadas de Verão, em Los Angeles, em 1984.

Os cientistas chegaram a quatro conclusões, ou lições incríveis, que são comuns a todos os atletas, ou pessoas de alta performance.  

A seguir, apresento uma breve síntese sobre quais são, e você avalia qual será mais importante para a sua vida, ou carreira profissional:

Mente positiva: Principalmente em momentos de pressão, aprendendo inclusive a reconhecer e a reverter processos e conversas mentais potencialmente negativas.

Estabelecer metas: Não apenas metas a serem alcançadas (objetivos), mas também, metas para a realização de tarefas que permitam alcançar os objetivos. Ou seja, planejamento.

Visualização: Não somente no sucesso, mas, de todas as situações possíveis, incluindo as negativas, problemas, dificuldades e formas positivas de superar tudo isso. Ah, não vai se iludir achando que tudo dará certo, sempre. Pelo contrário, estar mentalmente e fisicamente preparado para o que der e vier, totalmente focado em superação e no atingimento da meta, é o que fará a grande diferença.

Simulações: Treinar, praticar, desenvolver-se o máximo possível, todos os dias, sem acomodação.

Atletas olímpicos são, por excelência, pessoas de alta performance. Observe que o “princípio olímpico” se baseia nas orientações do “princípio de Kaizen – hoje melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje” – e podem ser utilizados por pessoas comuns, que buscam a melhoria contínua para estarem cada vez mais preparadas.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante. 

www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.