CIDADANIA

Programa Água Doce beneficia comunidades do semiárido potiguar.

Serão beneficiadas mais de 1,6 mil pessoas que vivem no Assentamento Guarapes.

Em 30/04/2016 Referência JCC

Comunidades do município de Jandaíra, no Rio Grande do Norte, receberam nesta sexta-feira (29) um sistema de dessalinizadores capaz de beneficiar toda a região com água potável de excelente qualidade. Com investimento de R$ 98 mil, o projeto passa a atende mais de 1,6 mil pessoas que vivem no Assentamento Guarapes e de outras três comunidades próximas. Trata-se de uma iniciativa do Programa Água Doce, do governo federal.

“As ações conduzidas pela equipe do Programa, no Rio Grande do Norte, servem de modelo para o planejamento dos outros estados beneficiados”, disse o representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e coordenador nacional do PAD, Renato Ferreira. Ele explicou que, das obras entregues até hoje, duas são projetos-pilotos que o MMA escolheu implantar no Rio Grande do Norte: o sistema de dessalinização alimentado por energia solar, na comunidade Maria da Paz, em João Câmara; e a recuperação do sistema de dessalinização da comunidade Caatinga Grande, onde funciona a criação de tilápias e a produção de erva-sal (atriplex), baseada na gestão integrada e participativa.

Clique AQUI para conferir mais fotos

“O Água Doce é uma benfeitoria tão grande, tão grande na nossa situação de seca, que eu nem tenho palavras para agradecer”, disse o prefeito de Jandaíra, José Roberto de Souza. Segundo ele,  já existem outros dois sistemas semelhantes em funcionamento nas comunidades de Cabeço e Santa Inês, sendo que, nos próximos meses, será entregue mais um em Santa Terezinha, e haverá a recuperação de outro em Tubibal.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) do Estado, Mairton França, explica que, no município de Jandaíra, foi realizada também a recuperação de um sistema de dessalinização. “Toda essa ação exerce uma influência direta na melhoria da qualidade de vida das comunidades, pois os dessalinizadores geram um produto de excelente qualidade, diminuindo, além da sede, as doenças causadas pela água” disse ele.

O convênio firmado entre o MMA e a Semarh-RN, no valor de quase R$ 20 milhões, tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 120 sistemas de dessalinização em todo o estado. De acordo com Araújo Lima, coordenador do PAD/RN e secretário adjunto da Semarh, das 68 comunidades que serão beneficiadas na primeira etapa do convênio, 31 já receberam a tecnologia e mais sete obras estão em andamento. “Até dezembro, serão implantados 86 novos sistemas e 34 serão recuperados”, frisa Araújo.

Fonte: MMA