DR-ANIMAL

Programa É o Bicho! realiza mais de 80 castrações de animais

Foram realizadas mais de 80 castrações de cães e gatos pelo Programa É o Bicho, em Viana

Em 05/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Antes do processo cirúrgico, o pai de pet passa por palestras sobre os cuidados no pré e pós-operatório, além de ensinamentos sobre os melhores cuidados com os bichinhos diariamente.

Os primeiros frutos do programa É o Bicho! estão surgindo. Foram realizadas mais de 80 castrações de cachorros e gatos no intervalo de um mês, de 30 de agosto até 30 de setembro, no programa de bem-estar animal de Viana. O quantitativo é relacionado a animais resgatados ou àqueles que se cadastrados no serviço.

Desde sua implantação, o É o Bicho! abriu cadastro para que tutores possam fazer a castração do seu animal de forma gratuita. Antes do processo cirúrgico, o pai de pet passa por palestras sobre os cuidados no pré e pós-operatório, além de ensinamentos sobre os melhores cuidados com os bichinhos diariamente.

Natália Aurélio, mãe da cadelinha Aurora, é uma dessas tutoras que participou do processo. Ela conta a experiência e elogia o cuidado que o programa e os parceiros da Prefeitura estiveram com a sua cachorrinha:

“Achei o processo bem rápido, o cadastro foi simples de fazer. A reunião que teve eu não participei porque estava viajando mais o meu pai foi lá. O pessoal da clínica que veio buscar e trazer ela foram super atenciosos e cuidadosos. Até o remédio que ela vai precisar tomar depois eles já me deram”, explicou.

A tutora ainda completa sobre o estado de saúde da Aurora:

“Hoje eu tirei a roupinha que ela veio da clínica para limpar os pontos e fazer outro curativo e fiquei impressionada: que trabalho bem feito! O corte foi pequeno e rapidinho já vai estar seco. Ela está super bem, comendo, fazendo as necessidades normais”, revelou e finalizou agradecendo pela ação. “Muito obrigada por esse projeto, se não fosse isso eu não iria conseguir castrar ela”, comentou. 

Todas as ações, seja o encaminhamento de animais resgatados ou dos cadastrados, são realizadas em parceria com a Clínica Rancho Bela Vista, localizada na Serra.

A Prefeitura de Viana recolhe animais em situação vulnerável ou em estado grave de saúde. Assim que o animal passa pelos tratamentos necessários para recuperar sua saúde, ele é castrado - quando necessário - e passa a estar disponível para adoção. O programa castra, também, animais de rua, para isso precisa apenas de um tutor para o acompanhamento no pós-operatório. (Secom/PMViana)

Leia também:

Viana: Município realiza a primeira Feira de Adoção de pets
> ​Vila Velha ultrapassa meta de vacinação antirrábica
Ação itinerante leva vacina antirrábica para ruas de Viana
Cariacica: castrações gratuitas de cães e gatos já começaram
Cariacica realiza vacinação antirrábica em mais 19 bairros
Prefeito de Vitória assina termo para garantir bem-estar animal
Serra: Campanha de vacinação antirrábica vai até o dia 29/09
Viana promove mutirão de vacinação antirrábica no sábado
Cariacica realiza vacinação antirrábica no próximo sábado (10)
Vila Velha: Feira de Adoção de Pets vai acontecer no dia 10

TAGS:
VIANA | PETS | CASTRAÇÃO | É O BICHO | PROGRAMA