MEIO AMBIENTE

Programa possibilita moradores cuidarem de áreas verdes

O Programa Nosso Jardim possibilita os moradores cuidarem de áreas verdes em Vitória.

Em 07/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Felipe Mansur/Semmam

O encontro acontecerá às 14 horas, na rua Elias Daher, na Enseada do Suá, na área verde próximo ao estabelecimento Casa di Luiza.

Que tal ajudar a cidade a ter belos jardins que inspiram os moradores pela busca do paisagismo e pelo cuidado com o verde na capital? Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) promove, nesta quinta-feira (08), o lançamento do programa Nosso Jardim, que visa ampliar o acesso e a contrapartida para a iniciativa privada ao "adotar" áreas verdes em diferentes regiões do município.

O encontro acontecerá às 14 horas, na rua Elias Daher, na Enseada do Suá, na área verde próximo ao estabelecimento Casa di Luiza. Na ocasião, será assinado protocolo de intenções com um parceiro local que demostrou desejo em participar do programa. O evento contará com a presença do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, com o programa será permitida a adoção de área verde, mantendo-se o domínio público e uso da população, seja esta com cobertura vegetal, com função estética, ambiental, de lazer contemplativo e recreativo, existentes nos logradouros públicos da capital.

"Esta nova política pública amplia e moderniza antigas ações da municipalidade como o adote o verde e adote uma praça, possibilitando novos formatos em parcerias público-privadas, tornando o processo de cogestão do espaço público mais atrativo para instituições e pessoas físicas ou jurídicas. Esta modernização faz parte de um pacote de medidas de gestão ambiental instituída no município de Vitória pela gestão do Prefeito Lorenzo Pazolini", apontou o secretário.

Participação

A participação no Nosso Jardim e adoção da área verde se efetivará em caráter provisório, por meio de formalização de instrumento específico, pelo período de no mínimo 12 meses e no máximo 48 meses, podendo ser prorrogado, mediante Termo Aditivo, por igual período pactuado.

Poderão apresentar propostas as pessoas jurídicas, de qualquer natureza, bem como as pessoas físicas, que deverão apresentar na abertura do processo de adoção, respectivamente, documentação exigida acordo com o art. 8º e 9º do Decreto Municipal nº 21.483/2022. (Secom/PMV)

Leia também:

ES tem lista de espécies ameaçadas de extinção atualizada
“País precisa de plano para descarbonizar economia”, diz CNI
Fundação e ONG irão plantar 1 milhão de árvores na Amazônia
Conservação vai reflorestar até 3 mil hectares no norte do ES
COP27: Casagrande apresenta plano para neutralizar gases
Casagrande participa de reuniões durante COP 27 no Egito
Mudança de rumo do Brasil sob Lula agita a COP27
Indústria Brasileira apresenta propostas para a COP27
Equipe de resgate já recolheu 89 animais silvestres neste ano
Planeta perdeu quase 70% dos animais selvagens em 5 décadas

TAGS:
VITÓRIA | MORADORES | ÁREAS VERDES | EMPRESAS | SEMMAM