VIAGENS & TURISMO

Programa Qualificação para Turismo com vagas em Aracruz

Prefeitura de Acracruz em parceria com a Setur, oferece 20 vagas para o curso de garçom.

Em 12/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Internet/(Whitening Multiservicos)

As inscrições para o curso profissionalizante, com foco em tipos de serviços em restaurantes​ serão realizadas até o preenchimento das vagas e podem ser feitas na sede da Semtur de Aracruz.

Se você já exerce a função de garçom ou deseja se qualificar na sua área, Prefeitura de Acracruz, a secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura (Semtur), em parceria com a secretaria de Estado do Turismo (Setur), está disponibilizando mais de 20 vagas para o curso profissionalizante, com foco em tipos de serviços em restaurantes. As inscrições serão realizadas até o preenchimento das vagas e podem ser feitas na sede da Semtur ou no telefone (27) 99958-9513. 


O curso, que será realizado por meio do programa Qualificação para o Turismo, desenvolvido pela Setur, acontece entre os dias 21 a 25 de novembro no restaurante Castanheiras. O objetivo é capacitar pessoas oferecendo novas oportunidades de emprego, e também qualificar os profissionais que atuam na área, potencializando o trade turístico. 

“A qualificação profissional tem o papel de oferecer às pessoas mais chances de conseguir novas fontes de renda e, neste caso, potencializar e elevar o turismo local com a geração de emprego e bons profissionais”, destacou Paulo Neres, secretário da Semtur.

Atributos da profissão de garçom

Controle emocional
A habilidade de lidar com os próprios sentimentos em momentos de tensão é uma virtude muito valorizada na profissão garçom. Não só neste ofício, mas em qualquer outro que tenha como pilar básico a comunicação direta com o público. Nesse cenário, um ótimo profissional é capaz de trabalhar sob pressão e resolver imprevistos com naturalidade e bom senso.

Boa memória
Um garçom impecável é capaz de memorizar vários pedidos de uma só vez, sem que o cliente tenha que repetir suas palavras excessivamente. A ordem do pedido também é muito importante, assim como a memorização de solicitações especiais, como “com gelo” ou “sem cebola”. Portanto, a arte de decorar pedidos pode — e deve — ser vista como um requisito básico no momento da contratação.

Agilidade
Agir rápido faz parte da rotina da profissão garçom. Afinal, deixar o cliente aguardando a chegada do seu pedido por longos períodos é um erro gravíssimo na gestão de um estabelecimento. O funcionário deve ser ágil o suficiente para anotar e entregar os pedidos, calcular os preços e circular pelo local com rapidez. Aqui, o senso de urgência é muito importante!

Conhecimentos culinários
Ter noções básicas sobre gastronomia, em geral, é uma ótima qualidade para a profissão garçom. Isso porque muitos funcionários costumam ser questionados sobre as melhores sugestões de refeições e bebidas do cardápio. E, na maioria das vezes, sua opinião é levada em consideração pelo cliente na escolha do pedido. Logo, conhecer um pouco sobre os ingredientes, o modo de preparo e a origem dos alimentos faz toda a diferença!

Etiqueta
Garçons devem ter atenção redobrada com seus gestos e atitudes, principalmente nos detalhes. Nesse sentido, é preciso colocar em prática algumas regras de etiqueta para que o atendimento ao cliente seja impecável. A posição correta dos talheres, o lado certo de servir e retirar os pratos, o jeito de arrumar a mesa e a cordialidade com o freguês são exemplos da boa conduta da profissão garçom. (Com informações da Whitening Multiservicos e PMA)

Leia também:

Um tour gastronômico e cultural pelo litoral Sul da Bahia
Municípios do ES avançam no Mapa do Turismo Brasileiro
Boletim mostra crescimento da economia do turismo no E
Técnicos do Ministério do Turismo visitam praias de Vila Velha
Feriados de Abril devem movimentar viagens pelo Brasil
Em 1 ano, índice de atividades turísticas cresce 29,1% no Brasil
MTur já tem cadastrado mais de 200 eventos para este ano
Inscrições para curso em Turismo de Experiência até dia 15
Turismo tem perdas de R$ 474 bi em dois anos de pandemia
Setor turístico está sendo retomado no Brasil, diz ministro

TAGS: 
ARACRUZ | TURISMO | CURSOS | GARÇOM | SETUR | QUALIFICAÇÃO