EDUCAÇÃO

Projeto com estudantes discute história e cultura indígena

O projeto com estudantes de Vitória discute sobre a história e a cultura indígena brasileira.

Em 29/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Rodas de conversa, pesquisas, produções artísticas e textuais e recursos audiovisuais foram as ferramentas pedagógicas utilizadas pelas professoras Rita Saiter e Katia Camargos.

O projeto "Trabalhando a história e cultura indígena brasileira", desenvolvido com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc, tem por objetivo valorizar as questões históricas e culturais dos povos indígenas brasileiros, além de refletir sobre sua importância para identidade do País.

Rodas de conversa, pesquisas, produções artísticas e textuais e recursos audiovisuais foram as ferramentas pedagógicas utilizadas pelas professoras Rita Saiter e Katia Camargos, dentro das atividades de sala, do projeto que faz parte do componente de educação das relações étnico-raciais.

Além disso, para compreender e analisar a situação das comunidades indígenas na atualidade, eles trabalharam com o poema "500 anos de sofrimento", do escritor indígena de literatura nativa Olívio Jekupé. Também foram utilizados vídeos para conhecer as características e histórias das etnias Pataxó, Korubo e Matis.

Para visualizar, de forma didática, a presença da cultura indígena no cotidiano moderno, foram realizadas pesquisas de nomes de pessoas, bairros, cidades, utensílios e alimentos que originaram dos povos nativos do Brasil. Iara, Jucutuquara, Itapemirim, cuia, rede e mandioca foram alguns dos exemplos encontrados.

A estudante Maria de Fátima, 43 anos, disse que o projeto proporcionou uma rica experiência sobre as origens do povo brasileiro.

"Adoramos conhecer a modernização das aldeias, e ver como elas são atualmente. Têm indígenas que são médicos, juízes, arquitetos, MC's, trabalhando e usando tecnologia", contou.

Painel Didático

Todo esse conhecimento adquirido pelos estudantes sobre a cultura indígena brasileira foi retratado em um belo painel que está exposto na unidade de ensino, de forma que todos que circulam pelo pátio possam prestigiar o esforço e dedicação da turma da EJA. O painel "Povos Indígenas" reúne diversas produções realizadas pelos estudantes ao longo do projeto, sensibilizando a todos na escola sobre a importância da cultura indígena.

"Foi um aprendizado muito significativo. Utilizamos diversas metodologias para proporcionar uma imersão no tema, e o resultado foi satisfatório, com os estudantes participando ativamente e demonstrando sensibilidade com os conteúdos apresentados", disse a professora Rita Saiter. (Secom/PMV)

Leia também:

Estudantes vão às ruas em caminhada pela paz em Linhares
Aulões do Pré-Enem beneficiam estudantes da Rede Estadual
As inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (28)
Cachoeiro abre vagas de cursos on-line na área da educação
Viana vai abrir inscrição para bolsas de estudo em faculdades
Educação: Projeto Cactus já reúne 160 estudantes de Aracruz
> 3.949 estudantes disputaram as bolsas do Nossa Bolsa
Tablets com internet são estregues a estudantes de Vitória
Teatro: alunos de Vila Velha têm aula de Educação Ambiental
Escolas promovem um intercambio das disciplinas Eletivas
> ​Vila Velha amplia aulas de judô para mais escolas da rede

TAGS:
ESTUDANTES | PROJETO | VITÓRIA | HISTÓRIA | CULTURA INDÍGENA