CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Projeto da Petrobras aumenta produtividade da mamona em 30%

Projeto da Petrobras aumenta produtividade da mamona em 30%

Em 15/01/2015 Referência JCC

A Petrobras Biocombustível, por meio de convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criou oito núcleos de Unidades de Teste e Demonstração (UTDs) para acompanhar a safra 13/14 de mamona.

Implantados nos estados da Bahia e do Ceará, os resultados preliminares coletados na primeira das quatro safras que serão avaliadas neste projeto demonstram a sustentabilidade do cultivo da mamona.

Mesmo no Semiárido, onde a seca que assolou o País foi ainda mais intensa, as unidades tiveram um ganho de produtividade acima de 30% quando aplicadas as técnicas adequadas, respeitando as características de clima, de solo e a tradição de cultivo de cada localidade.

Cada núcleo de UTD é composto de 21 unidades demonstrativas, sendo uma matriz e 20 filiais instaladas em pequenas propriedades rurais, onde são testadas diferentes tecnologias para o cultivo da mamoneira no semiárido.

Nessa primeira safra, foram beneficiados diretamente 155 agricultores e, indiretamente, toda a população de agricultores familiares das comunidades vizinhas às localidades onde as UTDs estão instaladas.

O projeto prevê ainda ações que deverão ampliar a difusão desse conhecimento aos produtores de mamona do Semiárido, com meta de implantação de 966 unidades nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí até a safra 2016/17.

As Unidades de Teste e Demonstração implementadas pela Petrobras Biocombustível têm garantido ao agricultor familiar qualificação técnica com aumento de produtividade e renda.

Para a companhia, o benefício está no maior volume de grãos disponibilizados naquela região para abastecer o negócio e para a manutenção do Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pela inclusão da agricultura familiar na produção de oleaginosas.

Fonte: Agência Petrobras