CULTURA

Projeto de ensino de congo nas escolas vira documentário

O idealizador do projeto foi o folclorista Wander Silva de Oliveira, conhecido como Sagrilo.

Em 30/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Com cerca de 15 minutos de duração, o documentário mostra parte das aulas, apresenta os mestres e cria uma memória de parte de nossa cultura popular.

O ensino do congo nas escolas pelo projeto Instrumentarte, do Circuito Cultural de Vitória, virou documentário, eternizando a imagem e a memória dos mestres que passam a importante tradição capixaba aos alunos das escolas da capital.

Com cerca de 15 minutos de duração, o documentário mostra parte das aulas, apresenta os mestres e cria uma memória de parte de nossa cultura popular.

O documentário tem como título "Instrumentarte: Ensino de Congo nas Escolas - Roda de Conversa" e está disponível no YouTube da Prefeitura de Vitória. O Circuito Cultural é uma política pública desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Pandemia

A coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, explica que a ideia de registrar em vídeo a atividade veio por conta da suspensão do projeto devido às medidas de combate ao novo coronavírus.

"Como não tinha presencial nas escolas, levamos o Instrumentarte para dentro da casa dos mestres do Congo. É assim que nasce nosso documentário", explicou.

A realização do documentário ficou por conta do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, que operou as câmeras e editou o material, e o técnico de áudio Greco Nogueira, que realizou a decupagem dos vídeos.

Tradição

Para Lena, a maior importância do documentário é a manutenção da tradição em formato acessível a qualquer morador da capital.

"O material em formato audiovisual ainda fica como memória e ferramenta pedagógica para as escolas", disse.

A instrutora de Fotografia do Circuito Cultural, Ariane Piñeiro, ficou feliz em ter feito parte dessa iniciativa.

"Eu fico feliz de poder participar dessa produção, principalmente por registrar bandas de bairros próximos aos meus, como é o caso da banda de congo Panela de Barro", afirmou, estendendo os agradecimentos ao aluno Rafael, que operou a segunda câmera do documentário.

Instrumentarte

O Instrumentarte atualmente atua em quatro unidades escolares: Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Dr. Thomaz Tomazzi e Jacynta Ferreira de Souza e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Orlandina Dalmeida Lucas e Adão Benezath.

Os mestres de congo que participam do projeto são: Rui Barbosa Sales e Ricardo Sales (da banda de congo Amores da Lua) e Valdemiro Sales (da banda Panela de Barro). O idealizador do projeto foi o folclorista Wander Silva de Oliveira, conhecido como Sagrilo.

Novos instrumentos

Outra novidade do Instrumentarte é a entrega de quatro kits, um por escola, contendo 25 instrumentos de congo em cada um, como tambor, casaca, chocalho, apito e caixa. Os instrumentos foram confeccionados pelo folclorista Sagrilo e adquiridos pela Semc para a instrumentalização das escolas atendidas pelo Instrumentarte.

Lena Cogo explica que os novos instrumentos vão contribuir para expandir o projeto dentro das próprias escolas.

"Há a melhora ainda da logística nas apresentações do Instrumentarte em agendas culturais e outros convites onde as crianças são convidadas a representar o ensino de congo nas escolas". (Com informações da Secom/PMV)

Clique aqui para assistir ao documentário