CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Projeto de Robótica de Vila Velha está na final do Prêmio Inoves 2018

Os vencedores serão divulgados no dia 7 de dezembro.

Em 29/11/2018 Referência JCC - Secom PMVV

Pedro Lodi

O Projeto de Robótica desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) está entre os 11 finalistas da categoria “Em desenvolvimento” do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo (Inoves) 2018. Os vencedores serão divulgados no dia 7 de dezembro.

“O Projeto de Robótica desenvolvido nas escolas municipais fecha o ano com chave de ouro com a classificação no Inoves”, afirma o coordenador do Núcleo de Ensino de Robótica (NERO) da Semed, Jadson Rafalski. “Uma iniciativa muito importante de reconhecimento de projetos inovadores. O fato de termos inserido Vila Velha nessa disputa e conseguido alcançar uma posição classificatória referencial já é motivo de grande orgulho.”

Robótica na Rede

Atualmente, o projeto está em dez escolas e atende aos alunos no contra turno. O objetivo é dar base para instalação de polos com laboratórios de robótica nas escolas e promover a propagação do conhecimento científico com o estímulo ao desenvolvimento dos estudantes do Ensino Fundamental.

Por meio do projeto os alunos são preparados para montar mecanismos robotizados, desenvolver habilidades em montagem e programação de robôs, assim como criar, desenhar e desenvolver a programação para construir seu próprio projeto.

As escolas do município que atualmente oferecem a robótica são: Thelmo Torres, Deputado Mikeil Chequer, Senador João de Medeiros Calmon, Antônio Pinto Rodrigues, Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, Reverendo Antônio da Silva Cosmo, Darcy Ribeiro, Ulisses Álvares, Tancredo Neves e Izaltina Almeida Ferreira.

O Prêmio

O objetivo do Inoves é reconhecer e estimular o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público, valorizando o servidor. O processo de avaliação não se encerra com a divulgação dos semifinalistas. A banca examinadora seguirá com a última etapa até o dia 7 de dezembro, quando serão divulgadas as iniciativas vencedoras.

Elas receberão recursos de até R$ 40 mil, graças à parceria estabelecida com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), além de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger – LAB.ges, para aplicação em seu desenvolvimento.


Confira os finalistas:  https://inoves.es.gov.br/finalistas