CIDADANIA

Projeto do Instituto Unimed Vitória apoia crianças de Itararé

Projeto Esporte do Bem oferece futebol, basquete e futsal para estudantes de 7 a 14 anos.

Em 02/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

O Instituto Viva Vida utiliza o desenvolvimento esportivo orientado como forma de solucionar problemas sociais de crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social, reintegrando-os ao contexto social, implantando ambientes, escolar, familiar e social, mais produtivos.

Um projeto aguardado por cerca de dois anos pela comunidade de Itararé finalmente saiu do papel. Com recursos provenientes da participação de colaboradores e cooperados da Unimed Vitória, que destinam anualmente parte do seu Imposto Renda para ações aprovadas em leis de incentivo fiscal, o Esporte do Bem, idealizado pelo Instituto Unimed, começou a levar atividades esportivas para crianças de 7 a 14 anos de Itararé e localidades do entorno.

O presidente do movimento comunitário de Itararé, Ailton Monteiro, conta que já é possível ver a diferença de comportamento, tanto das crianças quanto de seus pais, desde que os trabalhos foram iniciados em outubro.

“Esperamos por esse projeto havia uns dois anos. A comunidade é conhecida por ser um lugar muito vulnerável. Sabemos que por meio do esporte formamos cidadãos, por isso aguardávamos muito por esse momento. Se você chegar lá hoje verá o brilho nos olhos das crianças, e também o brilho no olhar das mães ao verem seus filhos participando das atividades e interessados no esporte”.

Crianças que nunca tiveram a oportunidade de usufruir de atividades esportivas estão vendo suas rotinas mudarem, o que traz impacto para a comunidade como um todo.

“A procura está sendo grande. Temos aulas de basquete, futebol de salão e futebol de campo. Uma mãe vai falando para a outra, e assim já conseguimos atingir crianças de oito comunidades”, revela Ailton.

Gradativamente e de forma segura, quando os protocolos da pandemia permitirem, a previsão é atender cerca de 300 crianças.

Ao lado do parceiro Instituto Viva Vida, o Instituto Unimed Vitória ressalta a importância desse tipo de iniciativa para a comunidade, que além de proporcionar benefícios aos usuários, gera empregos e trabalho para empresas locais. O Instituto Viva Vida utiliza o desenvolvimento esportivo orientado como forma de solucionar problemas sociais de crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social, reintegrando-os ao contexto social, implantando ambientes, escolar, familiar e social, mais produtivos.

“A ação é inédita e contribui de muitas formas para o fortalecimento da região de Itararé, especialmente neste momento de pandemia. As atividades estão acontecendo às segundas e quartas, com um número menor de alunos que o previsto no escopo do projeto, conforme estabelecido pelo protocolo do Ministério do Esporte, para evitar aglomeração pela Covid-19”, afirma a coordenadora socioambiental do Instituto Unimed Vitória, Milene Mello. (Por Marcella Andrade - Com/Unimed Vitória)