CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Projeto do Satélite Amazônia-1 avança e entra em fase de testes.

Satélite desenvolvido pelo INPE vai monitorar os recursos naturais da região.

Em 14/10/2015 Referência JCC

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) concluiu o modelo térmico do Amazônia-1, satélite que vai monitorar os recursos naturais da região. Trata-se de etapa essencial para o avanço do projeto, que agora avançará para a etapa de ensaios térmicos, a serem realizados nos próximos dois meses no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe, em São José dos Campos (SP). Durante os testes, são simuladas as condições em órbita enfrentadas pelo satélite, exposto a temperaturas extremas e radiação espacial.

Segundo o coordenador do Programa de Satélites baseados na Plataforma Multimissão do Inpe, Adenilson Roberto da Silva, as partes mais expostas do satélite enfrentarão temperatura de aproximadamente 80ºC negativos no período de eclipse e 80ºC positivos no período iluminado.

"Uma importante etapa do desenvolvimento de um satélite é demonstrar que suas temperaturas são mantidas dentro dos limites especificados, garantindo seu funcionamento. Para isso, construímos um modelo representativo do satélite para passar por ciclos de teste que visam qualificar o Subsistema de Controle Térmico”, explica.

O controle térmico do Amazônia-1 foi projetado por técnicos da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) do Inpe.

Após a realização do Teste de Balanço Térmico, para qualificar o Subsistema de Controle Térmico do satélite, começam os preparativos para a integração e testes do modelo elétrico, que visa verificar e validar as funcionalidade e interfaces entre os subsistemas. Depois disso, será integrado e testado o modelo de voo do Amazônia-1.

Construído a partir da Plataforma Multimissão (PMM), o Amazônia-1 é o primeiro satélite capaz de se adaptar a diferentes missões e, assim, reduzir custos de projetos espaciais.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Inpe