EDUCAÇÃO

Projeto envolve estudantes e famílias na literatura infantil

Projeto "Ciranda do Livro" é desenvolvido com crianças da Emef Ronaldo Soares, e Vitória.

Em 28/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Vestidos a caráter, eles deram vida aos personagens da história e presentearam os colegas com uma apresentação digna de aplausos.

Desenvolver hábitos de leitura, estimular a criatividade e aprimorar as habilidades de interpretação de texto e oralidade. Esses são os objetivos do projeto "Ciranda do Livro", desenvolvido com as crianças do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares, em Resistência.

Tudo começou com uma contação de história do livro "Girafinha Flor faz uma descoberta", da autora brasileira de literatura infantil, Therezinha Casasanta. Encantados com a história, os próprios estudantes pediram para a professora que fosse feita uma apresentação de teatro, em que pudessem contar a história para os colegas das outras turmas.

Vestidos a caráter, eles deram vida aos personagens da história e presentearam os colegas com uma apresentação digna de aplausos. A iniciativa condiz com a história do livro, pois ao longo da trama a Girafinha aprende superar desafios e faz novos amigos, sempre respeitando a diferença entre eles.

"Eu narrei a história, é muito legal ler para todos, acho que todos se divertiram", contou a estudante Sophia Quintino, do 3º ano.

Já o Heitor contou que foi uma experiência única.

"Foi muito legal levar a história para todos, esperamos que todos eles tenham gostado".

Ciranda do Livro

Com a abertura do projeto, agora os estudantes levarão uma "pasta literária" para casa, com livros de literatura infantil, selecionados pela equipe da escola. A ideia é que eles compartilhem os momentos de leitura com as famílias. Inclusive, uma das etapas do projeto será convidar mães, pais ou responsáveis dos estudantes para ir à escola e contar as histórias que conheceram em casa.

O projeto é coordenado pelas professoras Jucélia Rizzi e Andressa Teixeira, com apoio da estagiária Ana Karolina Santos, da pedagoga Cristiele Ferreira e da coordenadora Kize Balarine.

"Pensamos na perspectiva de que eles despertem ainda mais o prazer pela leitura, além de desenvolver uma boa compreensão textual. Além disso, os estudantes e as famílias podem ter contato com diversos gêneros textuais de forma prazerosa", ressaltou a pedagoga da unidade de ensino, Cristiele Ferreira. (Secom/PMV)

Leia também:

Prefeitura da Serra disponibiliza centenas de vagas para a EJA
As crianças têm que fazer perguntas, diz o historiador Harari
Escola Estadual em Brejetuba realiza o "Feirão das Eletivas"
Santander Universidades e British Council oferecem bolsas
Vitória: Projeto trabalha origem, cultura e as riquezas do ES
Estudantes têm até agosto para renegociar dívidas do Fies
Aracruz: Ações contra o bullying são realizadas em escola
Sedu realiza encontro formativo para uso das salas Google
Estudantes participam de ações no Parque Vale do Mulembá
MEC divulga hoje (21) o resultado da 2ª chamada do Prouni
ES abre chamada aos municípios para aderirem ao PROETI

TAGS:
VITÓRIA | ALUNOS | LEITURA | PROJETO | CIRANDA DO LIVRO