EDUCAÇÃO

​Projeto Histórias Coloridas na Vila é sucesso em Vila Velha

Projeto tem uma programação quinzenal, sempre às quartas-feiras, de contação de histórias

Em 14/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMVV

Desde o início do projeto, já foram 03 lives, que estão gravadas e disponíveis na plataforma Escola Tá ON.

Desde julho, o projeto Histórias Coloridas na Vila está com uma programação quinzenal, sempre às quartas-feiras, de contação de histórias. São diferentes gêneros literários, com foco no ciclo de alfabetização e que buscam incentivar a leitura e ampliar o desenvolvimento da imaginação e da formação de experiências dos alunos. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Colorir – Criando Valores.

Nesta quarta-feira (15), às 14 horas, a história será a fábula “O Leão e o Ratinho de Jean de La Fontaine”. Para essa contação, a bibliotecária da rede e escritora, Elijance Marques, vai se juntar à equipe. Para assistir, clique aqui.
 
Desde o início do projeto, já foram 03 lives, que estão gravadas e disponíveis na plataforma Escola Tá ON, para que os alunos assistam e para que professores, pedagogos e bibliotecários possam desenvolver atividades em sala de aula a partir das temáticas. Eles também participaram anteriormente do curso de Contadores de Histórias, ofertado para possibilitar a permanência de atividades que incentivem a leitura mesmo após finalização do projeto.

Segundo o psicopedagogo e contador de história, Eugênio Fernandes, atividades como essa são de extrema importância para o desenvolvimento estudantil:

“A literatura e a brincadeira são fantásticas ferramentas, eficazes no processo de maturação humana, atuando como fator positivo para o desenvolvimento e contribuindo significativamente no processo de aprendizado”, afirmou.

A repercussão entre alunos, família e equipe escolar está sendo positiva. A cada transmissão, escolas e alunos acompanham a programação diretamente da sala de aula e integram com os contadores de histórias. Para os alunos que estão em casa, o acesso à live também é disponibilizado.

“Estamos levando para os alunos o resgate da imaginação, da criatividade, o estímulo à fantasia. Esse é um resgate de valores e da infância. Instrumentalizar a esperança é o que o Histórias Coloridas na Vila faz”, disse Rita Santos, pedagoga e contadora de história do projeto

Confira as próximas histórias: 

O Leão e o Ratinho de Jean de La Fontaine -  15 de setembro, às 14h.
Pássaro de Fogo - 29 de setembro, às 14h.
O Fantasma do Convento - 13 de outubro, às 14h. (Secom/PMVV)

Leia também:

Fórum de Crianças Cemei Cida Barreto avalia rede municipal
ES: Prova do Paebes será aplicada nos dias 26 e 27 de outubro
Vitória tem melhores índices do País em Educação Infantil
Prefeito envia à Câmara PL que reestrutura a Educação Especial
Educação convoca 374 profissionais para atuar em Vitória
Projeto em Vitória envolve estudantes na história da capital
Educação Especial receberá investimento de quase R$9,5 milhões
Escola de Linhares utiliza jogos para estimular estudantes
Mestrado em Matemática abre mil vagas a partir de hoje (08)
Educação: O Brasil está longe de zerar o analfabetismo
Serra comemora alfabetização com projeto Busca Ativa

TAGS:
CRIANÇAS | ALFABETIZAÇÃO | VILA VELHA | ESCOLA | HISTÓRIAS