EDUCAÇÃO

Projeto mobiliza estudantes para melhorar comportamento

Projeto "Vendo, eu entendo" mobiliza estudantes de Vitória a refletirem sobre suas ações.

Em 09/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A ideia é que os estudantes percebam suas ações negativas e as consequências para o aprendizado e comprometimento dos colegas.

Fazer com que os estudantes reflitam sobre suas ações e comportamento em sala de aula, buscando melhorar o desempenho individual e da turma como um todo. Esse é o projeto "Vendo, eu entendo", desenvolvido com duas turmas do 6º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Professora Eunice Pereira Silveira, que fica em Tabuazeiro.

Tudo começou quando a equipe escolar identificou um crescimento de problemas de comportamento nas turmas, o que podia prejudicar o comprometimento e desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Pensando nisso, a professora das disciplinas de Arte e Projeto de Vida, Mônica Freitas, com apoio da coordenação da unidade de ensino, criou o "quadro de monitoramento".

Com o apoio e participação ativa dos estudantes, foram confeccionados dois cartazes que foram fixados na parede da sala de aula das duas turmas, com os marcadores "atitudes positivas" e "atitudes de atenção". A professora e a coordenadora Elizabete Gomes preenchem o quadro com números, representando as atitudes negativas que identificam na turma, sempre com o cuidado de trazer o debate para os estudantes e explicar os motivos das anotações.

Colhendo resultados

A ideia é que os estudantes percebam suas ações negativas e as consequências para o aprendizado e comprometimento dos colegas. Para o estudante Phelipe Souza, a iniciativa já tem surtido efeito.

"O quadro de monitoramento está sendo muito bom para a nossa turma. Começamos a melhorar porque percebemos a quantidade de vezes em que atrapalhamos a nossa aprendizagem. Ajudou bastante e estamos até falando da ideia para as outras turmas fazerem também", disse.

Ana Júlia também conta que a diferença no comportamento da turma foi grande e agora todos têm um ambiente melhor para focar nos estudos.

"O número de ocorrências diminuiu bastante. Ajudamos uns aos outros e nos cobramos para agir corretamente e os números continuarem baixos. Pessoalmente, eu vejo que melhorei bastante meu desempenho, tenho prestado mais atenção às aulas", contou a estudante.

Fazendo a diferença

A professora ressalta que a atitude simples surtiu grande efeito no comportamento da turma. Segundo ela, a ação também estimula o protagonismo e o trabalho em equipe nos estudantes, uma vez que eles se ajudam e se cobram por melhores resultados.

"É gratificante ter estudantes protagonistas. Agradeço por termos uma equipe de profissionais que busca a excelência acadêmica e se importa com a felicidade dos nossos estudantes. Assim preparamos cidadãos críticos e contextualizados. Mas para isto, é preciso ver para entender", afirmou a educadora. (Secom/PMV)

Leia também:

PMV: Tablets facilitam estudos de conteúdos em escola
Ticket alimentação por matrícula e aumento para diretores
Terminam hoje inscrições do Prouni para segundo semestre
Semana do Estudante terá ações de saúde e programações
MEC prorroga inscrição para o Prouni até sexta-feira (05)
MEC não deve mais divulgar nota de corte parcial do Prouni
> ​Horta Escolar retorna nas escolas municipais de Vila Velha
O que é a Lei de Cotas e as disputas em torno de sua revisão
Sai a lista das 10 melhores universidades brasileiras
Escolas de Vila Velha são semifinalistas no Prêmio Nestlé

TAGS:
VITÓRIA | PROJETO | ESTUDANTES | AÇÕES | COMPORTAMENTO