ESPORTE CAPIXABA

Projeto oferece aulas gratuitas de canoa havaiana em Linhares

Instituto Asas da Esperança iniciou atividades que oferece aulas para crianças e adolescentes

Em 01/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Davi Oliveira-Ascom/PML

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e do Clube de Canoa Havaiana Linhares VA’A.

Com o objetivo de promover a prática esportiva e aplicar os conceitos de educação ambiental de forma dinâmica e interativa à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município, o Instituto Asas da Esperança iniciou as atividades do projeto Canoar, que oferece aulas gratuitas de canoa havaiana.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e do Clube de Canoa Havaiana Linhares VA’A. A Prefeitura é a responsável pelo transporte dos 18 alunos que participam do projeto, do bairro Aviso até à lagoa Nova.

Quem teve acesso aos primeiros aprendizados sobre a modalidade, com abordagem das técnicas de remada e conhecimentos gerais do esporte foram as crianças e adolescentes do bairro Aviso. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, às 7 horas, na Lagoa Nova, com saída da Cabana Serafim.

Inicialmente, o projeto conta com 18 participantes do bairro Aviso, mas está em busca de novas parcerias para ampliar as atividades para todos os bairros da cidade. Os pais ou responsáveis que tiverem interesse em fazer o cadastro reserva de seus filhos devem entrar em contato através do aplicativo WhatsApp, pelo número (27) 99611-551 ou pelo e-mail: contato@asasdaesperanaça.com.br.


Mayelly Marcionilio Pereira, de 13 anos, está muito feliz por ter a oportunidade de participar das aulas. Foto: Davi Oliveira-Ascom/PML

“Estou muito feliz por ter a oportunidade de participar das aulas. Além de aprender remar, estou tendo o privilégio de desfrutar das belezas naturais deste lugar incrível que é a Lagoa Nova. Além disso, o projeto está sendo muito importante para nos ensinar a cuidar do meio ambiente”, disse a adolescente Mayelly Marcionilio Pereira, de 13 anos.

De acordo com a presidente do Instituto Asas da Esperança e coordenadora do projeto Canoar, Graziele Ferreira, o público-alvo do projeto são crianças e adolescentes com idades entre 12 e 14 anos que estão em risco social.  

“O projeto não visa apenas fomentar a atividade física, mas também reforçar os cuidados com a preservação do meio ambiente, trabalho em equipe e respeito ao próximo. Já estamos em buscas de novas parcerias, para que nas próximas semanas possamos atender crianças e adolescentes dos demais bairros do município”, informou Graziele.

O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes, destacou que o projeto é uma importante ferramenta de educação para formar cidadãos conscientes.

“Muito mais do que remar, as atividades do projeto são fundamentais para contribuir com a inteligência emocional e a responsabilidade socioambiental. Além disso, as aulas garantem novos conhecimentos e habilidades que também ajudam a complementar a educação familiar. É mais uma ferramenta para que possamos descobrir talentos para o esporte de Linhares”, destacou o secretário.

Sobre o Instituto

O Instituto Asas da Esperança é uma organização social sem fins lucrativos com atuação na área da assistência social alinhada ao desenvolvimento sustentável.


Foto: Davi Oliveira-Ascom/PML

Com sede na Vila de Regência, o Instituto tem a responsabilidade de promover ações que ajudam a construir a autonomia das famílias que tenham crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, buscando o fortalecimento de vínculos familiares gerando a interrupção do ciclo vicioso das famílias em risco social.

Por meio do mesmo, são desenvolvidas ações de trabalho multidisciplinar, esportivas, solidárias, pedagógicas, culturais, ambientais de forma lúdica e dinâmica. (Julimar dos Santos Rampinelli-Ascom/PML)

Leia também:

Vitória Beach Day, Futsal e Ciclismo agitam o final de semana
Campeonato de surfe anima o comércio de Vila Regência
Serra: Projeto Vida Leve está com vagas para lista de espera
Projeto de Ginástica Rítmica já está com treinos presenciais
Prefeitura recebe etapa Serra da Copa das Seleções Municipais
Copa Canela Verde de voleibol master feminino em Vila Velha
Festival de Natação de Cariacica acontece neste sábado (18)
Kleber Andrade recebe jogos na rodada de abertura da Copa ES
As inscrições para o Bolsa Atleta Vila Velha foram prorrogadas
As inscrições para o Bolsa Atleta de Vila Velha estão abertas
Fim de semana terá campeonato de surfe na Praia de Carapebus

TAGS: 
LINHARES | CANOA HAVAIANA | ESPORTE | CRIANÇAS | ADOLESCENTES