CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Projeto para integrar redes ópticas da América do Sul avança.

Com o anel óptico interligando os países sul-americanos, o tráfego circulará diretamente.

Em 16/04/2015 Referência JCC

O projeto Rede Para a Conectividade Sul-Americana terá, até o próximo sábado (18), uma nova etapa de negociações nas reuniões de Coordenação do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), que acontece em Montevidéu (Uruguai).

A iniciativa busca integrar as redes ópticas dos países da América do Sul, proporcionando um tráfego de dados mais eficiente, seguro e menos custoso na região.

Atualmente, o caminho percorrido pelos dados numa simples conexão à internet é extenso e caro. Com o anel óptico interligando os países sul-americanos, o tráfego circulará diretamente entre as redes locais.

No encontro estão sendo promovidos intercâmbios de informações entre os países-membros e a contratação da pessoa jurídica responsável pela condução dos estudos técnicos que darão embasamento de infraestrutura à implementação de um sistema mais rápido e mais barato de comunicação na América do Sul.

Avanços

Na reunião de terça-feira (14), foram apresentados os avanços desde a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Corporação Andina de Fomento (CAF). Além disso, foi criado o Grupo de Trabalho para encaminhamento do acordo, e aprovado o Termo de Referência para a contratação.

Nesta quarta-feira (15), estão sendo relatados os avanços sobre os projetos do portfólio de trabalho do Cosiplan na área de comunicações, transportes e outros campos temáticos.

Será também definida a metodologia a ser aplicada no desenvolvimento dos hubs (equipamento que possibilita conexão de computadores em rede) de integração para a infraestrutura óptica na região.

Na reunião de quinta-feira (16), serão relatados os avanços alcançados no plano de trabalho do Cosiplan, e também a apresentação da posição técnica dos governos sobre integração na área de serviços postais.

Na sexta-feira (17), o encontro tratará da revisão das atividades previstas para o período de trabalho entre 2015 e 2016, para o Cosiplan e para o Grupo de Trabalho de Telecomunicações,

Conectividade Sul-Americana

A primeira etapa da rede foi inaugurada em junho de 2013 e conecta o município brasileiro de Santana do Livramento (RS) à cidade de Riviera, no Uruguai. A conexão foi resultado de uma parceria entre a Telebras e a Antel, empresa de telecomunicações do país vizinho.

A estratégia também prevê a atração de servidores e data centers para a instalação de mais conteúdos na América do Sul. A previsão é que a rede de fibra óptica desse projeto ultrapasse 10 mil km.

 

Fonte: Ministério das Comunicações