MEIO AMBIENTE

Projeto poderá ampliar a proteção ao Pantanal do MS

Proposta que visa proteger o Pantanal da expansão da monocultura tramita na Assembleia

Em 22/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Mayke Toscano/Secom-MT

Segundo o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas, entre 2020 e 2021 houve um aumento de 50,5% nas notificações que alertam para casos de desflorestação.

Uma proposta que visa proteger o Pantanal de Mato Grosso do Sul da expansão da monocultura tramita na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou, nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei (PL) 69/2023, de autoria de Amarildo Cruz (PT), que faleceu em 17 de março. Agora, a matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Caso o texto seja aprovado em plenário, empresários do agronegócio deverão esbarrar em restrições. Com o projeto, a abertura de novas áreas destinadas a monoculturas - como o plantio de soja e a expansão de lavouras - terá proibições “rigorosamente observadas nas áreas de preservação permanente e de reserva legal previstas na legislação estadual e no Código Florestal". 

Delimitação

Se a proposta se tornar lei, ficará instituído o Programa Estadual de Proteção e Desenvolvimento Sustentável do Pantanal Sul-Mato-Grossense, que deve melhorar a delimitação e a proteção de áreas prioritárias para conservação e recuperação de ecossistemas e estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre o bioma e de projetos de educação ambiental e de capacitação. O programa ainda deverá servir de base para atividades de ecoturismo e turismo sustentável na região.

Segundo o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas, entre 2020 e 2021 houve um aumento de 50,5% nas notificações que alertam para casos de desflorestação. Houve, também, crescimento de 15,7% da área desmatada no período. (Por Letycia Bond/Agência Brasil)

Leia também:

Brasil gerou 64 quilos de resíduos plásticos por pessoa em 2022
Com chuvas mais escassas no interior do país, outono começa hoje
Prefeitura de Vitória recupera restinga da Praia da Jurema
Emissões de CO2 sobe em 2022, mas menos que o esperado
8 milhões de brasileiros estão sob grave risco de uma tragédia
Clima já mudou, e adaptação é urgente, afirmam especialistas
Estudo revela efeitos do pasto na diversidade amazônica 
Mata Nativa BR vai investir R$ 30 milhões para repor floresta
Governo instala comissão para zerar desmatamento no Brasil
Barbalho assina decreto para combater desmatamento

TAGS:
PROJETO | PROTEÇÃO | PANTANAL | PROPOSTA | MONOCULTURA