MEIO AMBIENTE

Projeto “Praia Limpa” muda a realidade das praias de Vitória 

Neste sábado (22) as equipes da Secretaria de Meio Ambiente estiveram na Ilha do Frade.

Em 22/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Fotos: Semmam/PMV

Ação envolve abordagem educativa aos frequentadores e usuários da praia, sensibilização de motoristas que entravam ou saíam da Ilha, limpeza de resíduos e plantio de mudas.

Quem frequenta e percorre as praias de Vitória neste verão certamente está satisfeito por encontrar praias limpas, bem cuidadas e próprias para banho e práticas esportivas. Todo esse resultado é fruto do trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) que desde o início deste mês de janeiro, têm realizado ações integradas de conscientização junto à população e limpeza de todo o ecossistema desses locais por meio do projeto “Praia Limpa”.

Neste sábado (22) as equipes estiveram na Ilha do Frade. Entre as atividades houve abordagem educativa aos frequentadores e usuários da praia, sensibilização de motoristas que entravam ou saíam da Ilha, limpeza de resíduos e plantio de mudas.

Também participaram junto com a Semmam entidades como o Instituto Ecomaris, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (AMARIV) e Associação dos Moradores da Ilha do Frade (Samifra).

O projeto percorre diferentes localidades desde o último dia 8 quando tiveram início as ações de verão. Praia de Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Ilha do Frade já receberam as intervenções do bem e em prol da natureza.

Amanhã, domingo (23) é a vez da Praia das Castanheiras em Jesus de Nazareth.

 “Vitória está de parabéns, os frequentadores do nosso balneário estão de parabéns! Por onde passamos a receptividade da população tem sido muito positiva. Graças a esse trabalho e a ajuda da comunidade nossas praias estão cada vez mais limpas e sem lixo. O Meio Ambiente agradece e certamente quando fazemos bem à natureza garantimos o retorno em forma de qualidade de vida para a nossa e as futuras gerações”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

As atividades que ocorrem sempre nas manhãs de sábado e domingo seguem até o próximo dia 30. 

Parcerias

O Projeto “Praia Limpa” é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e envolve outras áreas da Prefeitura de Vitória como o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e a Vigilância Sanitária, ambas da Secretaria de Saúde, e a Central de Serviços. 

Além disso, conta com a parceria do Projeto Vepema, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Instituto Últimos Refúgios, Instituto Ecomaris e a Associação dos Moradores da Ilha do Frade (Samifra), Instituto Canal e a RL Sócio Cultural.

O projeto

O projeto consiste em abordagens educativas aos banhistas, frequentadores, proprietários e funcionários de quiosques e bares próximos às praias, além de atividades que mobilizam o público de todas as idades.

Entre os temas abordados estão: a importância do descarte correto de resíduos, guarda responsável de animais domésticos e a compreensão das placas de balneabilidade nos 26 pontos de monitoramento da qualidade da água em Vitória.

Educadores ambientais da Semmam e voluntários parceiros também orientam sobre a importância da preservação da restinga, uma vegetação protegida por lei. 

Em Vitória, há um trabalho de recuperação desse ecossistema, que está valorizando ainda mais o ambiente de praias. Por isso, é proibido fazer churrasco, jogar lixo, andar sobre essa vegetação, retirar mudas ou estacionar qualquer tipo de veículo sobre a restinga.

Programação:
Domingo, dia 23 - Praia das Castanheiras, em Jesus de Nazareth
Dia 29, sábado - Praia de Camburi (Ponto de encontro: Atlântica Parque);
Dia 30, domingo - Prainha de Santo Antônio (Academia Popular).

Leia também:

SEMMA orienta sobre solicitação de corte e poda de árvores
Voluntários vão participar de limpeza em praias de Vitória
Semma da Serra adquire tablets para fortalecer a fiscalização
Município de Vitória amplia ações voltadas a sustentabilidade
Crise hídrica no País que detém 12% da água doce do mundo
Novembro registra queda do desmatamento na Amazônia
Vitória vai recuperar nascentes e construir 15 fontes públicas
A Semma segue protegendo a restinga das praias da Serra
Não tem idade para cuidar do meio ambiente, diz aposentado
Brasil, Bolívia e Peru estão entre campeões de desmatamento
Brasil pede ajuda internacional para preservar meio ambiente

TAGS:
MEIO AMBIENTE | SEMMAN | VITÓRIA | PRAIA LIMPA | PROJETO