MEIO AMBIENTE

Projeto SOS Abelhas foi lançado nesta quinta (8) em Aracruz

Foi lançado nesta quinta-feira, no Polo UAB, o Projeto SOS Abelhas, uma iniciativa de IBA.

Em 09/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Humberto De Marchi/Secom-PMA

Sua metodologia é estruturada a partir da educação vivencial, que apresenta, de forma simples e eficiente, a importância das abelhas para o meio ambiente, como o impacto que o sumiço destas poder trazer para a vida, e o que pode ser feito para preservá-las.

Foi lançado na tarde desta quinta-feira (8), no Polo UAB, o Projeto SOS Abelhas, uma iniciativa de Educação Socioambiental Itinerante do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA), em parceria com escolas da Rede Municipal de Ensino de todo o país. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Dr. Coutinho, a secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, a Coordenador da Semed, Alessandra Lecco e a presidente do IBA, mentora do S.O.S Abelhas na cidade, Karina Moreira Nolasco.


Em Aracruz, o projeto piloto contemplará as Emef´s Placidino Passos, bairro Polivalente, e Zenília Varzem Ribeiro, de Barra do Riacho, abrangendo estudantes do quarto ano do ensino fundamental. Sua metodologia é estruturada a partir da educação vivencial, que apresenta, de forma simples e eficiente, a importância das abelhas para o meio ambiente, como o impacto que o sumiço destas poder trazer para a vida, e o que pode ser feito para preservá-las, levando em consideração a segurança alimentar.

“De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC), milhões de estudantes estão chegando ao ensino médio sem ter uma leitura fluente, sendo que 54% das crianças do terceiro ano ensino fundamental não conseguem sequer identificar um personagem de uma história simples, e outros 13% do sexto ano apresentam a mesma dificuldade, além de outros 33% do nono ano que não fazem leitura e escrita fluente, o que é muito preocupante. As parcerias podem fazer com que consigamos criar mais estratégias para melhorarmos essa realidade que afeta todo a sociedade em geral. A pessoa que não lê e escreve, dificilmente tem autonomia. Por isso é muito importante esse projeto, que permitirá que nossas crianças aprendam a conhecer e a fazer”, destacou a Coordenadora da Semed, Alessandra Lecco.

Na sequência, a secretária Jenilza lembrou de como soube da eficácia do projeto em promover a educação.

“Fiquei me perguntando o que a abelha tem a ver com a escola e a aprendizagem. Isso me cativou para procurar saber o que está por traz de todo esse processo. Quando vi o projeto, entendi que é muito importante cuidarmos do nosso meio ambiente para que tenhamos uma sociedade mais consciente, educada e sustentável, com condições de promover a vida. É por isso que o S.O.S abelha tem muito a ver com educação. As Emef´s Placidino Passos e Zenília Varzem Ribeiro serão as duas primeiras que nos ajudarão a transformar esse projeto em algo maior nos próximos anos”, destacou.

O prefeito Dr. Coutinho aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico.

“Só queria agradecer e parabenizar a todos por essa parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA). Sem dúvidas essa é uma oportunidade única para podermos levar aos nossos alunos mais conhecimento, e consequentemente mais informação, instruindo-os a respeitar o meio ambiente. Nosso governo apoia essa iniciativa e vamos buscar manter essa parceria”, afirmou.

Finalizando as falas das autoridades, a presidente do IBA, mentora do S.O.S Abelhas em Aracruz, Karina Moreira Nolasco, falou da importância da preservação da espécie no planeta e da missão do projeto.

“Aracruz é o primeiro município do Espírito Santo a exportar mel, que se organizou por meio de uma associação de apicultores. Nossa vida depende muito desse pequeno inseto, que também depende de nós para sua sobrevivência. 98% das florestas dependem das abelhas, sendo que mais de 75% de todos os alimentos que consumimos no mundo dependem das abelhas, que estão sofrendo um colapso mundial. Nossa missão é formar uma rede colaboradora pra disseminarmos essa realidade para um maior número de pessoas possível, e ninguém melhor do que os professores para nos ajudar nisso. O mundo das abelhas é encantador, e uma vez que o conhecemos, nos instigamos para querer aprender e entender mais, e é isso que faz com que as crianças busquem mais informação e estudem”, pontuou.

O objetivo do S.O.S Abelhas é despertar nos alunos o interesse pela pesquisa, fazendo com que eles queiram aprender, reconhecendo, por meio da vida desses insetos, os ensinamentos, as curiosidades e a importância deles para a vida. Com esses valores os alunos também poderão se sentir estimulados quanto à preservação da espécie. Além dos alunos, o Projeto SOS Abelhas também envolve toda comunidade escolar, desde os professores, às famílias pertencentes ao território escolar. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)

Leia também:

Prefeitura de Guarapari lança Projeto Arborizando a Vida
Vitória alerta para o risco de incêndios por tempo seco
Preservar matas potencializa investimento em água e esgoto
Bioma amazônico tem cerca de 40 mil espécies só de plantas
Vitória sedia evento de capacitação sobre a vida marinha
Mutirão de plantio de mudas em Vila Velha neste sábado
Serra encerra Semana do Meio Ambiente com jogos educativos
Serra: Semana do Meio Ambiente aborda Arte de Preservar
CNI debate segurança hídrica e agenda ESG na indústria
Escolas de Linhares celebram Dia Mundial do Meio Ambiente

TAGS: 
ARACRUZ | PROJETO | SOS ABELHAS | IBA | POLO UAB