CENÁRIO EMPREENDEDOR

Projetos de inovação terão R$ 4 bi em 2016.

Governo federal incentiva pesquisas científicas

Em 05/01/2016 Referência JCC

O governo federal destinará R$ 4 bilhões em 2016 para financiar projetos de inovação de empresas brasileiras. O crédito será distribuído via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O volume de recursos foi obtido graças a uma operação firmada entre os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fazenda e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).  

Com isso, a Finep recompõe a sua disponibilidade de recursos, tanto para novos projetos quanto para os já contratados. O montante será aplicado em áreas consideradas estratégicas, como fármacos, equipamentos médicos, energia, defesa e sustentabilidade.

Sobre o PSI

Voltado ao crédito subsidiado para empresas, o Programa de Sustentação de Investimento (PSI) foi criado em 2009 com o objetivo de estimular a produção, aquisição e exportação de bens de capital e a inovação tecnológica. O programa é operado por meio de repasses do BNDES e passou, a partir de 2011, a ser utilizado também pela Finep (única responsável por operações de financiamento a planos de negócios em inovação).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Finep