CIDADE

Projovem capacita alunos para entrar no mercado de trabalho

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) fica no bairro de Maruípe, em Vitória.

Em 16/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semas/PMV

O curso está sendo ofertado a seis adolescentes, de 15 a 17 anos, por meio de parceria estabelecida com o Ensino Social Profissionalizante – Espro.

Jovens que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens (Projovem), no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de Maruípe, Vitória, receberam, na manhã de ontem (15), tablets que permitirão o acesso ao curso online de Formação para o Mercado de Trabalho – FMT, ainda mais facilitado.

O curso está sendo ofertado a seis adolescentes, por meio de uma parceria estabelecida com o Ensino Social Profissionalizante – Espro. Além de fornecer os tablets em caráter de empréstimo, os jovens também receberam um chip com internet para acessarem as aulas online e realizarem pesquisas.

De acordo com Quezia Distenhreft Storch Ribeiro, Assessora Técnica do Projovem, são atendidos jovens com idade entre 15 e 17 anos, podendo o atendimento ser estendido a jovens de 18. Pelo serviço são desenvolvidas parcerias que permitem incentivar e qualificar os que dele participam.

“Eu fico emocionada ao ver que nossos adolescentes estão aqui, se esforçando e tendo interesse nesse curso. Para todos nós é um momento muito especial, por saber que este grupo terá acesso à informação e à capacitação que, antes, não chegava até ele. Com o conhecimento que será adquirido, mudar de realidade se tornará possível”, afirma.

Kleber Marins , Educador Social do Projovem, em Maruípe, conta que iniciou sua atuação no serviço em 2019 e que, desde então, foi “conhecendo e reconhecendo” os jovens que participam do projeto.

“Hoje posso afirmar que eles nos demandam mais oportunidades no Adolescente Aprendiz e qualificação profissional como, por exemplo, curso de informática. O desejo de poder colaborar financeiramente em casa, a busca pela independência, são suas principais motivações. Como educadores, procuramos estreitar as parcerias para que os sonhos desses adolescentes sejam realizados. Sonhos que, na verdade, são garantia de direitos”.

“Estamos recebendo cada vez mais relatos de sucesso de adolescentes e jovens que participam do Projovem. Ficamos muito satisfeitos pelo serviço de fortalecimento de vínculos cumprir seu papel social”, explica Cintya Schulz, Secretária de Assistência Social de Vitória.

Oportunidade

“Esse curso vai me ajudar muito porque sempre que procuro estágio eles solicitam que eu tenha um curso no currículo. Além disso, eles estão fornecendo um tablet. Assim como eu, outros colegas que estão participando não tinham nem sequer um telefone celular. Acredito que vai aumentar minhas chances de conseguir uma vaga de estágio e melhorar minha condição de vida”, reconheceu, estusiasmada, a aluna do Projovem, Nicolly Heyni Cândido de Azevedo.

Quem também comemorou foi a mãe da adolescente. “Esse programa está concedendo aos nossos filhos oportunidades. Na periferia onde vivemos, temos dificuldade de acesso a esses recursos que aqui, estamos conseguindo”, disse Graziele Cândido.

Parceria

Luana Paixão, assistente social do Espro, explica que a parceria com o CRAS se dá, principalmente, pelo fato do público alvo da instituição ser formado por adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Durante o curso, os estudantes receberam a orientação de um professor, de forma virtual, com conteúdos que os preparam para o mercado de trabalho. O conteúdo abrange temáticas como noções de marketing pessoal, posturas durante entrevista, noções sobre o mercado de trabalho, noções básicas de informática, matemática básica, língua portuguesa.

“É importante destacar a questão do acesso ao mundo digital. Nós sabemos que o adolescente em situação de vulnerabilidade social não tem muitas oportunidades no que tange o uso da tecnologia. Então, disponibilizar o equipamento e a internet a ele também é inseri-lo no universo digital que é a perspectiva de futuro de mercado que a gente tem, e que tem se desenhado nesse período de pandemia.”

Esses conteúdos fornecem um suporte para que possam participar de um processo seletivo e serem inseridos em um programa de aprendizagem para adolescente aprendiz.

Além dos adolescentes, há também uma articulação com a família. Os pais de todos os participantes são inseridos em um grupo online para participarem de oficinas, considerando que o objetivo, também, é o acompanhamento familiar.

O curso que iniciou hoje acontecerá de forma remota, com carga horária de quatro horas diárias, no contraturno escolar, de segunda a sábado, até o dia próximo dia 2 de agosto.

Projovem

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens (ProJovem), é complementar às ações com as famílias e a comunidade na proteção e desenvolvimento de adolescentes e jovens, assegurando espaços para o convívio coletivo, comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e amizade.

Público

Adolescentes e jovens de 15 a 17 anos.

Leia também:

Controle dos semáforos do trânsito de Vitória via internet
Trânsito é liberado na região da Basílica de Santo Antônio
Vitória vai oferecer 100 mil consultas e exames oftalmológicos
Esperança e alívio: Vitória vacina pessoas com 30 anos ou mais
Vitória abre mais 5.700 novas vagas para vacinar contra a gripe
Vitória disponibiliza fisioterapia respiratória para pacientes
Procon de Vitória fiscaliza postos na Operação Petróleo Real
GCMV: Prefeitura de Vitória lança a ferramenta Cerco Móvel
Conselho dá início a nova política trabalhista em Vitória
Operação Praia Limpa retira lixo das praias e ilhas de Vitoria
Casa do Cidadão tem lista com 8.595 documentos perdidos
Retirada de lixo e educação ambiental em Camburi, sábado (3)
Prefeitura de Vitória acelera a limpeza pública e tapa-buracos
Residencial sustentável vai beneficiar 48 famílias em Vitória
Monumento vai homenagear profissionais da saúde em Vitória
Prefeitura de Vitória realiza operação tapa-buracos na cidade
Orla mais segura: Calçadão de Camburi recebe manutenção
Sinalização horizontal oferece segurança no trânsito de Vitória
Defesa Civil de Vitória abre curso on-line para voluntários
Vitória participa da elaboração de ações de educação ambiental
Superendividamento: Procon de Vitória esclarece sobre a lei
Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte
Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico

TAGS:
TRÂNSITO | PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | SAÚDE | SEGURANÇA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS