CULTURA

Prorrogada exposição "Vitória 470" realizada na Casa Porto

Todo material exposto pertence ao Arquivo Público Municipal, mantido pela Prefeitura.

Em 05/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Quem visitar a exposição “Vitória 470”, nesta última semana da mostra, receberá gratuitamente o livro “Arquivo Municipal de Vitória – História e Memória da Cidade".

Iniciada no último dia 8 de setembro, data na qual se comemora o aniversário da capital, a exposição fotográfica e documental “Vitória 470”, que tem atraído grande público à Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro da cidade, foi prorrogada por mais uma semana.

Até o próximo sábado (9) os munícipes têm a oportunidade de entrar em contato com memórias, fotografias e documentos importantes que contam a longa história de mais de quatro séculos e meio da "cidade presépio".

Entre os documentos está a carta original que elevou Vitória da condição de vila para cidade, no ano de 1823; fotos da primeira sede da prefeitura, na rua Sete de Setembro, tradicional espaço do centro histórico da capital; é possível, também, acompanhar o processo de aterro da região da Praia do Canto e ainda observar as diferentes etapas da construção da 3ª ponte, que liga o município à Vila Velha.

Todo material exposto pertence ao Arquivo Público Municipal mantido pela Prefeitura.

Presente

Quem visitar a exposição “Vitória 470”, nesta última semana da mostra, receberá gratuitamente o livro “Arquivo Municipal de Vitória – História e Memória da Cidade", da historiadora, pós-graduada em Arquivologia, Rosângela Corrêa Dutra.

A obra conta com uma seleção de imagens da história da capital capixaba. As fotos foram retiradas do acervo que se encontra no Arquivo Geral em Bento Ferreira.

Aproximadamente 120 livros foram doados na manhã desta segunda-feira (4) para serem entregues aos visitantes. Um dos comtemplados com a doação foi o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, gestor da Casa Porto e o subsecretário de Gestão Administrativa, Anckimar Pratissolli, representando a Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges), que administra o Arquivo Público Municipal.

“Para mim é uma honra distribuir esses livros na exposição da Casa Porto. Eu já trabalhei no Arquivo Geral da Prefeitura e me apaixonei por todo aquele conteúdo. Pensei: a gente precisa divulgar tudo isso. E a forma que encontrei foi por meio de um livro”, declarou a historiadora.

“É uma exposição que vale a pena para conhecermos um pouco da nossa história, dos documentos que a Prefeitura tem para mostrar e para que o cidadão tenha ainda mais orgulho de viver em um lugar tão rico de cultura como a nossa cidade”, convidou Luciano.

Funcionamento

O horário de funcionamento da exposição é das 10h às 18h30, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 10 às 14 horas.

Não é necessário agendamento prévio, porém, o número de visitantes é controlado a fim prevenir aglomerações,  e todos os protocolos da vigilância sanitária pertinentes a prevenção e ao combate ao Coronavírus são rigorosamente adotados.

Leia também:

Congo e contação de histórias neste domingo (3) em Vila Velha
Exposição com temática da primavera na Casa da Memória
Circuito Cultural Unimed celebra a chegada da Primavera
Mulheres lançam livro sobre violência sexual contra crianças
Farol Santa Luzia reabre para visitação pública nesta terça (28)
Terceiro Gabinete Itinerante da Cultura é realizado em Viana
Exposição Maré Literária estará no museu da Ilha das Caieiras
Serra Sede recebe feira das artes e comidas típicas neste sábado
Casa da Juventude oferece oficina de dança urbana para jovens
Vitória prorroga as inscrições para aulas de dança gratuitas
Feriado com atrações culturais no Parque da Prainha, Vila Velha
Obras de Luiz Natal serão expostas em Linhares nesse sábado (4)

TAGS:
VITÓRIA 470 | EXPOSIÇÃO | PRORROGADA | MOSTRA | ANIVERSÁRIO | COMEMORAÇÕES