EDUCAÇÃO

Prova do Paebes será aplicada nesta quinta (28) e sexta (29)

O objetivo é avaliar o nível de consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes.

Em 27/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/ES

O público-alvo são todos os estudantes do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e municipal.

A prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) será aplicada nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29). Essas datas são referentes às Redes Estadual, Privada e Movimento de Educação Profissional do Espírito Santo (Mepes). As Redes Municipais podem optar pelas novas datas e/ou 04 a 05 de novembro de 2021.

O Programa tem o objetivo de avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes, ao final das etapas dos ensinos Fundamental e Médio, subsidiando a implementação, a (re)formulação e o monitoramento de políticas educacionais, além de contribuir ativamente para a melhoria da qualidade da educação no Estado e a promoção da equidade.

O público-alvo são todos os estudantes do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e municipal. Também incluem o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e amostral nas escolas privadas adesas.

Os testes são impressos e avaliam os componentes curriculares de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT), em todos os anos nos anos/séries participantes, enquanto os componentes das áreas de Ciências da Natureza (CN) serão avaliados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

Os resultados do Paebes compõem a base para cálculo da Bonificação por Desempenho para os profissionais da Secretaria da Educação (Sedu) e do Índice de Qualidade Educacional (IQE), um coeficiente aplicado ao montante do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios.

A avaliação é organizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Sedu.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail avaliacao@sedu.es.gov.br . (As informações são da Sedu)

Leia também:

PMVV divulga Portaria de matrículas e rematrículas para 2022
Serra investe quase R$ 85 milhões em educação em 10 meses
Estado terá mais 40 escolas de Educação em Tempo Integral
A 1 mês do Enem, professores falam sobre uso de redes sociais
Ministro fala na Câmara sobre novos institutos de educação
Multilinguismo na infância expande horizontes cognitivos
Linhares realiza vistorias em barragens devido as fortes chuvas
PMVV recolhe média 30 toneladas/dia de resíduos das praias
Serra divulga rotas do carro fumacê e da limpeza nos bairros
Prefeitura de Vitória inaugura a Casa Rosa para mulheres

TAGS:
ESCOLAS | EDUCAÇÃO | PAEBES | PROVA | SEDU