POLÍTICA NACIONAL

PT quer abrir CPI para investigar apagão de dados da Saúde

Deputados da oposição se mobilizam em busca de assinaturas para investigar perda de dados

Em 10/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Gabriela Biló / Estadão

Ministério da Saúde informou que as plataformas para registros de infectados e vacinados foram restabelecidos na última semana de dezembro, possibilitando a inclusão de dados por Estados e municípios.

O PT quer abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar a instabilidade de sistemas do Ministério da Saúde, que tem atrapalhado a inclusão de dados por parte dos Estados e municípios e a consolidação e divulgação de informações. A coleta de assinaturas será liderada pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, pelo líder da sigla na Casa, deputado Reginaldo Lopes (MG), e pelo deputado Alexandre Padilha (SP).

"O Brasil precisa saber quem foram os responsáveis pelo apagão de dados e se informações sobre vacinação, internações e indicadores de gestão foram comprometidas", afirmou, via redes sociais, Reginaldo Lopes.

No dia 10 de dezembro, o site do Ministério da Saúde foi alvo de um ataque hacker que resultou na queda de alguns sistemas, como e-SUS Notifica, SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações) e ConecteSUS (aplicativo que fornece comprovante de vacinação). A instabilidade das plataformas persistiu ao menos até o fim do ano e dificultou o monitoramento da pandemia.

O "apagão de dados" fez a Pasta ter de refazer os sistemas de armazenamento referentes ao coronavírus e inviabilizou, durante algumas semanas, a consulta pública das informações. No dia do ataque, Estados foram impossibilitados de divulgar seus boletins epidemiológicos sobre a covid.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que as plataformas para registros de infectados e vacinados foram restabelecidos na última semana de dezembro, possibilitando a inclusão de dados por Estados e municípios. Entretanto, alguns sistemas continuam instáveis nesta segunda-feira, 10. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Jair Bolsonaro pretende indicar vice-presidente ao Centrão
Presidente da Anvisa reage e cobra retratação de Bolsonaro
Bolsonaro ataca a Anvisa: "Virou um outro poder no Brasil"
Jair Bolsonaro sanciona a volta da propaganda partidária
"Próximo presidente precisa pacificar o Brasil", diz Temer
Criticado por ausência na Bahia, Bolsonaro anda de jet ski
Governo rejeita ajuda da Argentina para enchentes na Bahia
Bolsonaristas usam as enquetes como uma pesquisa eleitoral
Bolsonaro: com aumento das chuvas, conta de luz deve cair
Bolsonaro sanciona PL que destina recursos para Auxílio Gás

TAGS:
PT | INVESTIGAR | CPI | SAÚDE | MINISTÉRIO DA SAÚDE