CENÁRIO EMPREENDEDOR

Qualificação profissional: É preciso querer!

Para alcançar o sucesso, precisamos pagar o preço.

Em 29/07/2015 Referência JCC

O Brasil tem capacitação profissional muito baixa em comparação com outros países mais avançados. Menos de 7% dos jovens brasileiros fazem educação profissional ao mesmo tempo que a educação regular. Em países desenvolvidos, o percentual é superior a 50%. É verdade que o Brasil precisa formar mais engenheiros e médicos, mas também, precisa investir na qualificação técnica.

Além das dificuldades para preencher postos de trabalho por falta de mão de obra qualificada, as empresas encontram empecilhos para capacitar os profissionais, devido à baixa qualidade da educação básica. Isso está acontecendo a décadas.

Muitos me perguntam sobre "como melhorar a qualificação dessa gigantesca juventude, chamada geração y"?

A todos respondo utilizando a mesma frase: A melhor instituição de ensino quem constrói é o aluno!

Durante anos enfrentei salas de aulas, como aluno e depois como professor. Desde o início tive de aprender por qual caminho deveria caminhar. Eu tinha desenhado os meus objetivos, sonhos, enfim, onde e quando eu pretendia chegar, fazendo o que e como? Para isso, precisei fazer escolhas, abrindo mão de um montão de coisas, muitas delas, com certeza, melhores do que estudar, ou dar aulas. Foram muitas noites, finais de semana e feriados mergulhado nos estudos, nadando em livros, apostilas, computador, pesquisas, distante da família, dos amigos, da bola, da farra, da praia, para conseguir chegar onde planejei.

É preciso querer! Para alcançar o sucesso, precisamos pagar o preço. Para permanecer no topo, o preço é ainda maior. Falo para o mundo, principalmente para os jovens, que tudo foi e está sendo muito divertido e positivo. Todos os esforços valeram e valem a pena!

A dica vai, especialmente para o jovem que ainda não escolheu sobre a profissão. Comece por cursos técnicos e vá para o mercado de trabalho. Lá, absorverá mais informações e base que ajudarão a decidir sobre qual a instituição e o curso superior irá optar. O mercado de trabalho precisa de jovens, qua-li-fi-ca-dos!!!

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.