EDUCAÇÃO

Qualificar ES abre 2.303 vagas para cursos profissionais

As inscrições tiveram início nesta quinta-feira (10) e seguem até o próximo dia 17 de junho.

Em 11/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Qualificar ES

A previsão é de que os cursos ocorram presencialmente, conforme cronogramas e municípios descritos nos editais, desde que as condições sanitárias do momento assim permitam.

Estão abertas 2.303 oportunidades em cursos de qualificação profissional do programa Qualificar ES, ofertadas pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). As vagas se referem às na 2ª oferta do programa e estão distribuídas em dois editais, sendo uma oferta geral e outra destinada exclusivamente para mulheres.

As inscrições tiveram início nesta quinta-feira (10) e seguem até o próximo dia 17 de junho, no site www.qualificar.es.gov.br. A previsão é de que os cursos ocorram presencialmente, conforme cronogramas e municípios descritos nos editais, desde que as condições sanitárias do momento assim permitam.

“Estamos acompanhando as alterações na matriz de risco do Estado e seguindo rigorosamente as orientações e protocolos das autoridades de saúde. Caso haja qualquer determinação que impossibilite a realização de aulas presenciais, adotaremos medidas alternativas, como encontros virtuais. Essas adequações estão sendo realizadas com muita tranquilidade pela nossa equipe, de forma a mantermos, ainda que durante este período pandêmico, não apenas o acesso dos capixabas à qualificação profissional, mas também a qualidade dos cursos oferecidos”, disse o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

As 1.879 vagas da oferta geral estão distribuídas em 34 diferentes cursos, em 15 municípios. Um total de 424 oportunidades são destinadas exclusivamente para mulheres em sete cursos que atendem a dez municípios.

Além do requisito de ser do sexo feminino, no caso do edital exclusivo para mulheres, para concorrer às oportunidades é preciso: ter idade mínima de 16 anos completos na data da matrícula; residir no município onde o curso será realizado, e ser alfabetizado. Já para os cursos da área de saúde (Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Balconista de Farmácia e Agente Comunitário de Saúde), a idade mínima para participação do processo de seleção é de 18 anos.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário (constantes no Anexo A) e classificados em ordem decrescente. Os resultados de ambos os processos seletivos serão divulgados no dia 1º de julho, no site do Qualificar ES.

A distribuição das vagas, com turnos e cargas horárias, varia e deve ser consultadas nos editais, assim como os cronogramas de realização de cada curso. As matrículas dos candidatos classificados deverão ser realizadas nos três primeiros dias de aula de cada polo, onde o candidato deverá entregar a documentação necessária. (Sectides)

Editais
Qualificar ES – Geral
https://secti.es.gov.br/edital-sectides-no-002-2021-2a-oferta-presencial
Qualificar ES – MulherES
https://secti.es.gov.br/edital-sectides-no-003-2021-2a-oferta-presencial-mulher

Leia também:

Inscrições para processo seletivo de cursos técnicos gratuitos
Ministro da Educação visita três unidades do Ifes no ES
Unicef lança guia para a educação infantil e alfabetização
Santander Universidades abre inscrições para bolsas de estudos
CNI defende ensino médio em 12 meses para jovens e adultos
Crise na educação básica pode afetar mercado de trabalho
Alunos do 6º/9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista
Parque Moscoso celebra 109 anos com atrações, beleza e história
Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição
Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade
Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza

TAGS:
PARQUE | SEVIÇOS | CARIACICA | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS