EDUCAÇÃO

Qualificar ES forma turmas da última oferta de cursos presenciais

Casagrande lembrou que já foram entregues 42 mil diplomas este ano.

Em 17/12/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Hélio Filho/Secom/ES

Investir no potencial da educação profissional como instrumento de transformação social. Com esse objetivo, o Qualificar ES realizou a formatura de mais de 3 mil alunos da terceira e última oferta de vagas de cursos presenciais do Programa em 2019. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (17) no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e contou com a presença do governador Renato Casagrande.

Na ocasião, foram entregues certificados de conclusão de curso a todos os concluintes presentes. Estudantes representantes de cada município participante desta oferta também receberam das mãos do governador certificados simbólicos em nome de todos os alunos de seu município. Nesta oferta, os municípios de Aracruz, Cariacica, Conceição da Barra, Guarapari, João Neiva, Santa Leopoldina, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória ofereceram 5.690 vagas de cursos presenciais.

Casagrande lembrou que os cursos abrem as portas para oportunidades e que já foram entregues 42 mil diplomas este ano. “Tomar a decisão de fazer o curso já muda o mundo de quem tomou essa atitude. O curso não garante emprego, mas abre portas para as oportunidades. É um passaporte para segurar as oportunidades que possam aparecer. Os cursos têm carga horária, em média, de 120 horas, garantindo que a pessoa se prepara bem. E a qualificação não é apenas para arrumar emprego, pois a grade curricular carrega uma forte dose de empreendedorismo, então muitos se formam e começam a empreender”, disse.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, avaliou que a formatura da terceira oferta de cursos presenciais demonstra o compromisso do Qualificar ES em promover a profissionalização e a inclusão social da população no atual mercado de trabalho.

“Nós estamos comprometidos em oferecer à população chances de profissionalização e sabemos que é a partir da educação que podemos contribuir para a redução das desigualdades, principalmente, nos desafios que enfrentamos economicamente no País. Por isso, além de oferecermos a formação técnica, trabalhamos aspectos comportamentais do empreendedorismo”, ressaltou.

A oradora da cerimônia, Jaqueline dos Santos, de 18 anos, está iniciando sua carreira profissional e decidiu realizar o curso de Auxiliar de Departamento Pessoal. Jaqueline, que atuou como menor aprendiz em serviços de supermercado durante o Ensino Médio, afirmou que sua escolha se baseou, além de seu interesse e identificação, em oportunidades que enxerga na área.

“Vejo muitas dificuldades no mercado de trabalho hoje. Com o curso, acredito que conseguirei oportunidades de atuação e de crescimento. O Qualificar ES me ajudou muito. Lembro de uma reflexão muito importante sobre plano de carreira no primeiro dia de aula. Nós devemos projetar o que desejamos para nossas carreiras em vez de depender apenas das decisões empresariais. Essa reflexão mudou minha postura profissional”, destacou.

O formando do curso de Informática Rubem Moraes, de Santa Leopoldina, é participante e militante da cultura hip hop há quase 30 anos. Para expressar seu agradecimento à oportunidade de profissionalização por meio do Qualificar ES, Rubem produziu um rap sobre o Programa. White Jay, como é conhecido, defende que o Programa é essencial para a formação de moradores de seu município, principalmente por ser do interior do Estado.

“A gente precisa de formação aqui na região. Por ser uma cidade pequena, a gente não tem muita oportunidade de trabalho e, muitas vezes, surgem oportunidades e não temos certificação para concorrer às vagas. O rap para mim é a expressão viva da linguagem do povo. Então, nada mais justo do que fazer uma homenagem para esse projeto, que é tão importante”, afirmou Moraes.

Cursos semipresenciais e on-line

Na terceira oferta do Programa, foram oferecidas 10.500 vagas de cursos on-line e 300 vagas de cursos semipresenciais. As aulas para tais modalidades permanecem até 21 de dezembro.

Acreditar ES

Em outubro deste ano, o Governo do Estado lançou o projeto Acreditar ES, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). A iniciativa oferece uma linha de crédito voltada especificamente aos alunos do Qualificar ES para financiamento de novos empreendimentos.

Para ter acesso ao benefício, o aluno deve apresentar um plano de negócios. A linha de crédito é de até R$ 3 mil, com até 30 meses para pagar e taxa de 1,1% a.m.(Com informações das Assessorias de Comunicação do Governo do ES e da Secti)