EDUCAÇÃO

Qualificar ES vai ofertar cursos de formação avançada

O programa ganha nova linha de atuação, dedicada à formação avançada, por meio de cursos.

Em 03/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Secom-ES

O “Qualificar ES - Formação Avançada” passa a integrar o eixo II do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

O programa Qualificar ES vai ganhar uma nova linha de atuação, dedicada à formação avançada, por meio da oferta de cursos e trilhas de aprendizado com reconhecimento e certificação internacional. As capacitações serão realizadas por meio da plataforma Coursera for Enterprise. A contratação da plataforma foi efetivada nesta semana pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). São quatro mil licenças de 24 meses cada, o que possibilitará a formação de cerca de 20 mil capixabas.

O “Qualificar ES - Formação Avançada” passa a integrar o eixo II do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES. Os cursos presenciais, semipresenciais e on-line do Programa Qualificar ES também serão mantidos nos mesmos moldes já ofertados atualmente.

“Essa é uma ótima notícia para a área de formação profissional. Fizemos um contrato com a maior plataforma do mundo em cursos online dentro do Programa QualificarES. Diversos cursos serão ofertados para os capixabas, através de diversas instituições reconhecidas no Brasil e no mundo”, comentou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, lembra que o programa já beneficiou mais de 340 mil capixabas e, com esta nova etapa, o programa alcança um novo patamar, passando a disponibilizar materiais de nível de excelência internacional para os cidadãos capixabas. A pla

A plataforma Coursera contém um catálogo crescente de mais de nove mil cursos e projetos guiados de universidades de excelência de todo o mundo, como USP, Unicamp, Princeton, Universidades de Tóquio, Nova York, Stanford, além de empresas como IBM, Google, Intel, Linux e outras.

O programa contempla MOOCS (do inglês, Massive Open Online Courses), trilhas de aprendizado e outros cursos. Os MOOCs são cursos on-line, gratuitos e de livre acesso, considerados como de "autoestudo". Entre as trilhas de aprendizado a serem ofertadas, estão: Inteligência de Negócio, Análise de Dados, Ciência de Dados, Formação Continuada de Professores e Governo Digital. As formações possuem certificação internacional.

Além dos cursos e trilhas, a plataforma contempla mais de 2 mil projetos guiados para aprendizado prático de software em automação de escritórios, dados e outros. As formações serão destinadas a cidadãos em geral, parceiros do Sistema UniversidadES, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino e servidores do Estado. As licenças adquiridas ficarão sob gestão da Sectides, por meio do Sistema UniversidadES, da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e da Secretaria da Educação (Sedu), responsáveis pela seleção dos cursistas, que será realizada mediante regulamento específico a ser definido.

Os cursistas selecionados precisarão ainda cumprir requisitos de frequência de acesso e aproveitamento necessário para aprovação para manterem o acesso à licença durante o tempo previsto. Caso contrário, serão substituídos por outros cursistas. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Turismo Pedagógico já recebeu 3.757 alunos em 4 meses
Sedu disponibiliza chromebooks aos alunos do Ensino Médio
Vila Velha: ​Crianças aprendem receitas e hábitos saudáveis
Cariacica terá um dos melhores salários de professores do ES
Projeto com estudantes discute história e cultura indígena
Estudantes vão às ruas em caminhada pela paz em Linhares
Aulões do Pré-Enem beneficiam estudantes da Rede Estadual
As inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (28)
Cachoeiro abre vagas de cursos on-line na área da educação
Viana vai abrir inscrição para bolsas de estudo em faculdades

TAGS:
EDUCAÇÃO | ALUNOS | APRENDIZADOM | CURSOS | FORMAÇÃO | QUALIFICAR-ES