SAÚDE

Quatro posturas para trabalhar a aceitação corporal com 50 anos

O Yoga, como qualquer outra atividade física, pode ser desafiador para pessoas 50+

Em 30/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Ustrasana, a postura do Camelo — Foto: Adriana Camargo/Arquivo pessoal

Adriana Camargo ensina asanas voltados ao público com mais de 50 anos e propõe desafio: após a prática, observe o corpo diante do espelho.

Olá, tudo bem com você? O verão chegou com tudo, né? Espero que você esteja conseguindo aproveitar nossas maravilhosas praias. Sal e areia definitivamente fazem bem para o corpo e para a alma. Na semana passada, fiz algumas posturas voltadas ao público 50+ e iniciantes, e vamos seguir essa linha.

A ideia não é desafio, mas sim a evolução. Quero te mostrar que, fazendo do jeitinho certo, o Yoga pode ser acessível a todos os perfis - independente de idade ou tipo físico. Nos próximos encontros, vamos trabalhar essa acessibilidade e a aceitação de quem somos.

Hoje, preparei um passo a passo das quatros posturas que faremos juntos, na praia! Já fui atleta, maratonista e, tendo cursado Educação Física, sou também professora de Yoga há quase 18 anos. Mesmo assim, devo confessar que a exposição do meu corpo pode ser desafiadora. E é por isso, por causa desse desafio, que quero conversar sobre a aceitação de quem e como somos.

Com a idade, nosso corpo muda. Algumas vezes para melhor, outras nem tanto, mas como e quando essas transformações vão acontecer depende da nossa genética e muito das nossas escolhas. Por isso é tão importante estarmos conscientes e seguras das nossas opções de vida, assim como aonde elas irão nos levar.

O Yoga, como qualquer outra atividade física, pode ser desafiador para pessoas 50+ e de qualquer idade. Muitas vezes ainda não conseguimos nos entender, nos adaptar às mudanças que estão ocorrendo no corpo, na pele, no cabelo... Mas toda e qualquer atividade física, bem como uma alimentação correta, saudável e adequada, só ajuda.

Depois dessa prática, sente-se de frente a um espelho, olhe-se e sinta-se. Observe seu corpo, sua pele, e sinta orgulho de ter chegado aonde chegou e como chegou. Ame-se. E se enxergar alguma coisa que possa melhorar, o faça. Com empenho e determinação, absolutamente tudo é possível.

Estamos em 2023, e idade não é obstáculo para nada. Muito pelo contrário: hoje somos estimulados o tempo todo com campanhas e orientações de que tudo podemos. E é verdade, tudo podemos mesmo! Estamos vivos.

Na prática de hoje, faremos quatro posturas relativamente fáceis - embora no Yoga nada seja realmente fácil. Ao executarmos os asanas, o objetivo é sentir o nosso corpo, os ligamentos e músculos, experienciar o efeito das poses no corpo e na mente de forma intensa ou sutil. Por mais que a postura possa não parecer desafiadora, tente sempre se concentrar ao máximo para senti-la em toda a sua grandeza.

Hoje vamos de:

  • Vrksasana, a Postura da Árvore;
  • Ustrasana, a Postura do Camelo;
  • Ardha Urdhva Dhanurasana, a Postura da Meia Ponte;
  • Balasana, a Postura da Criança, para relaxar.

1) Vrksasana

O Vrksasana trabalha principalmente a concentração e o equilíbrio, e temos consciência do quanto isso é importante com o passar dos anos. Essa postura trabalha a musculatura das pernas, costas e dos braços, ao mesmo tempo que alonga. Para conseguirmos nos manter na postura, trabalhamos concentração e foco.

Vrksasana, a postura da Árvore  — Foto: Adriana Camargo/Arquivo pessoal

Vrksasana, a postura da Árvore — Foto: Adriana Camargo/Arquivo pessoal

Sabemos muito bem a importância disso nas tomadas de decisões diárias, não é mesmo? Como sempre digo, o Yoga vai muito além de uma atividade física: é uma escolha de vida. Outros dois benefícios superimportantes da prática do Vrksasana são a redução da pressão arterial elevada e o alongamento do nervo ciático, aliviando a dor. Só coisas boas!

2) Ustrasana

O Ustrasana é um asana para trabalharmos ombros e colunas. Ele proporciona a abertura do Chakra do coração, trabalhando nossa compaixão, nosso amor incondicional. O principal benefício dessa postura é o aumento da flexibilidade e força da coluna em geral, o que atinge também a lombar, diminuindo assim as dores nessa região.

Hoje em dia passamos tempo demais sentados e, principalmente, com a coluna curvada enquanto usamos o celular. Nos ajoelharmos e projetarmos nosso corpo para trás pode ser libertador.

3) Ardha Urdhva Dhanurasana

Ardha Urdhva Dhanurasana é a postura mais desafiadora que faremos hoje. Não se trata de um asana de execução complexa, mas exige bastante intensidade nos braços, ombros e alongamento. A prática constante dos dois asanas que falamos acima ajuda bastante para fazer o Ardha Urdhva Dhanurasana com mais facilidade.

Ardha Urdhva Dhanurasana, a postura da Meia Ponte — Foto: Adriana Camargo/Arquivo pessoal

Ardha Urdhva Dhanurasana, a postura da Meia Ponte — Foto: Adriana Camargo/Arquivo pessoal

Essa postura traz muitos benefícios, mas para mim o melhor de todos é que ajuda na prevenção à osteoporose. Além de promover a flexibilidade, alongamento, fortalecimento da musculatura e o equilíbrio, esse asana estimula a elasticidade dos músculos associados à respiração. Ou seja, é excelente para pessoas com asma. Pode não ser a postura mais fácil da nossa prática de hoje, mas a lista de benefícios faz o esforço vale à pena, não acha?

4) Balasana

Para fechar, vamos de Balasana, a postura da criança. Trata-se um asana de compensação. Ele segue a linha dos benefícios das posturas que praticamos juntos hoje: alonga a coluna, joelhos e tornozelos, e ainda tem o poder de aliviar o estresse.

Balasana, a postura da Criança — Foto: Adriana Camargo/Arquivo pessoal

Balasana, a postura da Criança — Foto: Adriana Camargo/Arquivo pessoal

Você também pode fazer essa postura no meio da prática, para uma pausa, e sempre que sentir necessidade de relaxar, se alongar. Se estiver com algum desconforto intestinal, não pense duas vezes em fazer esse asana, uma vez que ele estimula o funcionamento dos intestinos. (Por Adriana Camargo, @adrianacamargo_yoga)

Leia também:

Vitória oferece diagnóstico e tratamento para hanseníase
Da atividade moderada a intensa melhora cognição em adultos
Servidores participam de encontro sobre saúde mental
Linhares registra mais de 160 casos confirmados de dengue
Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (26)
Vacinação: agendamento online nesta sexta (27) em Vila Velha
Dia “D” de combate a Hanseníase neste sábado em Vila Velha
Cachoeiro: Praça recebe ação contra a hanseníase na sexta
Vacinação contra a Covid-19 está disponível em Cariacica
A importância do autocuidado para o bem-estar psíquico
Covid-19: Cariacica realiza vacinação em crianças até 11 anos

TAGS:
POSTURAS | +50 ANOS | ALONGAMENTO | BENEFICIOS | DESAFIO