EDUCAÇÃO

Quem pediu reaplicação do Enem já pode consultar resultado

Segundo o Inep, os aprovados terão a possibilidade de participar das provas em nova data.

Em 14/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A oportunidade é destinada a quem não compareceu ao exame por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais.

Quem fez o pedido de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já pode consultar a Página do Participante para saber se teve a solicitação aprovada. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os aprovados terão a possibilidade de participar das provas em nova data: 9 e 16 de janeiro de 2022.

A oportunidade é destinada a quem não compareceu ao exame por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais. Pessoas afetadas por problemas logísticos durante as provas, de infraestrutura ou por outras ocorrências específicas também puderam pedir para realizar o exame no início do ano que vem.

Nas datas em que ocorrerá a replicação, o Inep também aplicará o exame para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020. O Inep aplicou o Enem 2021 (impresso e digital) em 21 e 28 de novembro.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o exame tem sido uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Segundo O Inep, instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Portugal

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. (Agência Brasil)

Leia também:

Linhares divulga a classificação de pré-matrícula para 2022
Resultados do Encceja 2020 já estão disponíveis para consulta
Alunos de Viana recebem prêmios do V Concurso de Desenho
A Parcela da Bolsa de Iniciação Científica começa a ser paga
Aracruz terá duas escolas em tempo integral a partir de 2022
Festa da Biblioteca Encantada leva mais imaginação à escola
Aluna de Serra vence Prêmio Nacional do MPT Escola 2021
Jair Bolsonaro altera legislação do Universidade para Todos
Vitória faz investimento de 11 milhões para construir escola
Vitória abre matrículas para 5.185 vagas na Educação Infantil

TAGS: 
EDUCAÇÃO | ENEM | REAPLICAÇÃO | INEP | ESTUDANTES