ECONOMIA NACIONAL

Receita libera nesta quinta (09) programa gerador do IR 2023

A Receita explicou que a antecipação do programa ajudará a evitar congestionamentos.

Em 09/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo de entrega da declaração não foi alterado e continuará de 15 de março a 31 de maio. O que mudará é que o contribuinte poderá adiantar-se e deixar a declaração salva, dias antes de transmitir à Receita.

Com uma semana de antecedência em relação ao previsto, a Receita Federal libera nesta quinta-feira (9) o programa gerador da declaração deste ano (ano-base 2022). Originalmente, a liberação do programa estava prevista para 15 de março, primeiro dia de entrega da declaração, mas foi antecipada para que o contribuinte tenha mais tempo de se organizar.

O programa gerador poderá ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e celulares dos sistemas Android e iOS.

O prazo de entrega da declaração não foi alterado e continuará de 15 de março a 31 de maio. O que mudará é que o contribuinte poderá adiantar-se e deixar a declaração salva, dias antes de transmitir à Receita.

Em nota, a Receita explicou que a antecipação do programa gerador também ajudará a evitar congestionamentos que costumam ocorrer no primeiro dia de entrega da declaração, quando todo mundo baixa o programa ao mesmo tempo.

“A antecipação do PGD [programa gerador da declaração] ajuda o contribuinte que, ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, pode se organizar e juntar a documentação que for necessária. Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos”, explicou o Fisco no comunicado.

O envio da declaração pré-preenchida, esclarece a Receita, continuará previsto para a data original, 15 de março. Segundo a Receita, somente nessa data, o Fisco conseguirá reunir as informações das declarações de rendimentos enviadas no fim de fevereiro por empregadores, instituições financeiras e planos de saúde e cruzá-las com a base de dados da Receita.

Novidades

As regras de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 foram anunciadas no último dia 27. Entre as novidades, estão a prioridade no recebimento da restituição de quem optar por receber via Pix, desde que a chave seja o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do cidadão, e de quem usar o modelo pré-preenchido.

Outra novidade ocorre para quem tem investimentos na bolsa de valores. Agora, a declaração só é obrigatória para o investidor que tenha vendido ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou se ele obteve lucro com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR. Anteriormente, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior tinha que declarar, independentemente do valor. (Por Wellton Máximo – Agência Brasil)

Leia também:

CNC revela que 30% das mulheres estão inadimplentes
Americanas propõe acordo de aporte de R$ 10 bilhões a credores
IGP-DI teve alta de 0,04% no mês de fevereiro, diz Ibre/FGV
> Petrobras avalia projetos de energia eólica na costa brasileira
Banco Central inicia testes com plataforma do real digital
Alckmin diz que reforma tributária tem que ser feita este ano
Mercado espera que a economia cresça 0,85% este ano
BC recebe 15 milhões de consultas sobre dinheiro esquecido
Preços ao produtor voltam a subir após 5 quedas consecutivas
País registra uma produção recorde de petróleo em janeiro

TAGS:
IMPOSTO DE RENDA | RECEITA FEDERAL | DECLARAÇÃO | PRAZO | CONTRIBUINTE