MEIO AMBIENTE

Recuperação da restinga vai evitar erosão na praia de Aracruz

Prefeitura de Aracruz inicia ações para recuperação da vegetação rasteira nativa de restinga

Em 12/12/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Humberto De Marchi/Secom/PMA

Após a limpeza e o fechamento para evitar a passagem de veículos, o local vai receber mudas de espécies rasteiras típicas de praia.

A Prefeitura de Aracruz, por meio do Projeto Orla, que é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento de Gestão (Sempla), em parceria com o Instituto Chico Mendes – ICMBio inicia nessa terça-feira (12) as ações para recuperação da vegetação rasteira nativa de restinga, na praia de Coqueiral. Os procedimentos que serão realizados visam conter a erosão avançada que está mais agressiva no local. 

Após a limpeza e o fechamento para evitar a passagem de veículos, o local vai receber mudas de espécies rasteiras típicas de praia. No próximo sábado (16) a partir das 8h, grafiteiros farão desenhos nas manilhas colocadas para restringir o acesso ao local de recuperação da restinga, de forma a deixá-las em harmonia com o ambiente. 

>> Iema abre inscrições para Programa de Voluntariado

“Essa recuperação da restinga é mais um passo dado na restauração da Orla de Aracruz e propiciará uma série de benefícios, visto que essa vegetação rasteira exerce papel fundamental na contenção da área, agindo como barreira natural, preservando tanto a flora quanto a fauna local”, afirma o secretário da Sempla, Giuseppe Coutinho.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, a educação ambiental é fundamental para despertar a consciência da população e garantir o envolvimento da comunidade nas ações a serem desenvolvidas.

“A nossa gestão tem um foco muito claro: fazer uma cidade melhor, através de boas parcerias e de experiências exitosas disponíveis. Tenho certeza de que vamos construir de maneira coletiva esse legado, que é de todos; ou seja, ajudar a manter as nossas belas praias para as futuras gerações, disse a secretária de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho.

Projeto Orla

A Prefeitura de Aracruz e demais órgãos ambientais têm trabalhado no Projeto orla, um instrumento de gestão urbana, patrimonial e ambiental, que tem como objetivo o ordenamento e utilização sustentável dos espaços da orla costeira, além de garantir o acesso às praias, bens de uso comum do povo. Fazem parte do Comitê Gestor do Projeto Orla servidores municipais, representantes de empresas privadas que atuam na orla, além de representantes de associações e entidades comunitárias e órgãos de outras esferas  como o ICMBIO. (Por Alessandra Mesquita-Secom/PMA)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Iema abre inscrições para Programa de Voluntariado
Projeto Praias Limpas retira 10 mil litros de lixo em Guarapari
Presidente Ricardo Alban inaugura estande da CNI na COP28
VV lança equipamentos sustentáveis de educação ambiental
FUNBIO apoia Aracruz e anuncia recuperação do manguezal
Vila Velha reforça cercamento para preservação da restinga
Linhares realiza obras de manutenção pelo município
Bikes: Vila Velha ganha sistema de bicicletas compartilhadas
Linhares avança nas obras do complexo esportivo e cultural
Prefeitura de Aracruz vai realizar obras em ruas da Barra do Sahy
PMV: Gurigica vai receber novo campo de grama sintética

TAGS:
RECUPERAÇÃO | RESTINGA | PRAIA | ARACRUZ | COQUEIRAL DE ARACRUZ