MEIO AMBIENTE

Rede Biomar fará 2 workshop de Comunicação Ambiental

Os eventos acontecerão ao vivo, no canal do YouTube do Projeto Albatroz.

Em 17/07/2020 Referência CCNEWS

Foto: Divulgação/Projeto Albatroz

"Serão encontros virtuais a serem  realizados nos dias 21 e 24, por meio de transmissão ao vivo no canal do Projeto Albatroz no YouTube e Facebook".

Como parte das comemorações dos 30 anos do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, serão realizadas neste mês duas edições virtuais do Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar que, entre outros objetivos, tem a intenção de aproximar estudantes de comunicação e da área ambiental, com profissionais renomados ligados à área de comunicação e de pesquisa. Os workshops acontecerão nos dias 21 e 24 de julho, a partir das 18 horas, nos canais oficiais do Projeto Albatroz no YouTube e Facebook.

 

A primeira mesa redonda terá o tema ‘Imagem e Oceano’, abordando a importância dos registros fotográficos e audiovisuais para a comunicação ambiental, bem como na sensibilização do público sobre os temas voltados à natureza. O evento terá a participação do Luciano Candisani (fotógrafo da National Geographic Brasil), Enrico Marcovaldi (fotógrafo e membro do Projeto Baleia Jubarte) e Athila Bertoncini (fotógrafo e membro do Projeto Meros do Brasil). A mediação ficará com o coordenador técnico do Projeto Albatroz, PhD Dimas Gianuca que também é especialista em fotografia da vida marinha.

"Oceano em Pauta"

O evento seguinte discutirá a temática ‘Oceano em Pauta’, para promover um diálogo aberto sobre a divulgação da conservação marinha pela imprensa com jornalistas e coordenadores do Projetos da Rede Biomar com vasta experiência no assunto. Entre eles: Cynthia Gerling (Coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador), Dal Marcondes (Presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e editor-chefe do portal Envolverde) e a jornalista ambiental Paulina Chamorro. A fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, mediará o encontro.

“Os jornalistas e outros profissionais de comunicação são nossos parceiros para poder traduzir conceitos científicos e comunicar da forma correta os desafios da conservação marinha não só do Brasil, mas do mundo”, explica Tatiana. “Com esses workshops virtuais, reforçamos nosso compromisso de debater estes assuntos importantes mesmo com a impossibilidade de nos reunirmos fisicamente”.

Os evento contam com a realização de palestras de todos os integrantes da mesa, seguidas por uma roda de conversa. A participação nos eventos é aberta ao público e será possível participar por meio dos comentários na transmissão ao vivo. As melhores perguntas receberão kits promocionais do Projeto Albatroz.

Edições anteriores

A primeira edição do Workshop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar aconteceu em 2015, em meio a programação do Festival Albatroz Socioambiental, realizado no Teatro Municipal de Santos (SP). O segundo evento ocorreu em 2016, dentro do Sesc Santana, em São Paulo (SP), e o terceiro, no mesmo ano, nas imediações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Nesta última ocasião, o evento foi transmitido ao vivo pela primeira vez.

Em 2018, o evento passou a se chamar Workshop de Comunicação Ambiental para ampliar o leque de abordagens da comunicação, abrangendo também temas como redes sociais. Esta quarta edição foi realizada no consistório da Universidade Santa Cecília, em Santos (SP).

Rede Biomar

A Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (Biomar) reúne projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que têm por objetivo a conservação marinha do Brasil. São eles: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte,Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador, Projeto Meros do Brasil e Projeto Tamar. Os projetos utilizam a educação ambiental como principal ferramenta para proteger as espécies e os habitats relacionados, refletindo o compromisso da Petrobras com a proteção dos oceanos.

Serviço:

21/07 - 18h - V Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar – Imagem e Oceano – com Projeto Albatroz, Baleia Jubarte, Meros do Brasil e fotógrafo da National Geographic no fb.com/palbatroz e youtube.com/projetoalbatroz

24/07 - 18h - VI Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar – Oceano em Pauta – com Projeto Albatroz, Golfinho Rotador e jornalistas ambientais, incluindo o presidente da RBJA no fb.com/palbatroz e youtube.com/projetoalbatroz

Projeto Albatroz

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras. O Projeto é coordenado pelo Instituto Albatroz - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.

A principal linha de ação do Projeto, nascido no ano de 1990, em Santos (SP), é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar Políticas Públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil. (Por Danielle Oliveira - Projeto Alabtroz)