VIAGENS & TURISMO

Reduzir preço de passagens vai incentivar turismo, diz Ministra

Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, disse que buscará a recomposição orçamentária da pasta.

Em 02/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Divulgação/Ministério do Turismo

A ministra Daniela Carneiro destacou a necessidade da promoção de um turismo mais inclusivo, para que todas as pessoas tenham acesso a serviços e atividades turísticas.

A nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, disse hoje (2), em Brasília, durante a cerimônia de transmissão do cargo, que buscará a recomposição orçamentária da pasta, reduzida, segundo ela, em mais de 70%. Para incentivar o turismo no Brasil, citou, entre os objetivos de algumas políticas a serem adotadas, a redução do preço “exorbitante” das passagens aéreas.

“Um ponto de atenção para nossa gestão é a recomposição orçamentária. Nosso grupo de transição se surpreendeu com o orçamento anual para 2023, previsto em R$ 19 milhões. Uma redução de impressionantes 74%. Vamos trabalhar para mudar essa realidade, contando com o apoio dos parlamentares para essa missão”, disse a ministra.

Ela lembrou que o segmento envolve mais de 50 atividades econômicas que, até a pandemia, representavam cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional [a soma de todas as riquezas produzidas no país].

“Este é um percentual impossível de ignorar e que pode e deve ser ainda maior, alcançando a estatura de todo o potencial brasileiro, um país que é o único do mundo a ostentar seis biomas”, acrescentou.

Impactos positivos

A ministra defendeu que o Brasil promova - de forma sustentável - o turismo, gerando impactos econômicos positivos também para as comunidades locais.

“Um outro aspecto [que deveremos desenvolver] para fortalecimento do turismo é resolver com urgência o problema do valor exorbitante das passagens aéreas, o que dificulta o incentivo ao turismo. Vamos trabalhar [com] os demais ministérios para solucionar essa questão”, frisou.

A ministra Daniela Carneiro destacou, ainda, a necessidade da promoção de um turismo mais inclusivo, para que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências, tenham acesso a serviços e atividades turísticas.

“Fortalecer o turismo significa gerar mais renda, emprego e combater a fome. E fomentar o turismo regional é levar mais desenvolvimento para todos que ali vivem. É mais qualidade de vida e mais dignidade para nossa população”, finalizou. (Agência Brasil)

Leia também:

Espaços culturais são opções para passeios no Espírito Santo
Cachoeiro receberá novo roteiro turístico autoguiado
Setor hoteleiro estima ocupação próxima de 100% no Réveillon
Roteiro turístico estadual será lançado nesta terça em Viana
Turismo capixaba se destaca pela criação de novos empregos
Município de Viana fará parte de roteiro turístico estadual
Turismo brasileiro fatura R$ 17,6 bilhões no mês de agosto
Produção de petróleo ultrapassa 4 milhões de barris por dia
Procura por crédito cai 12,2% em setembro, revela pesquisa
Intenção de Consumo das Famílias cresce 2,1% em outubro

TAGS:
TURISMO | MINISTRA | PREÇOS | VIAGENS | TARIFAS | INCENTIVO