ECONOMIA NACIONAL

Regras de parcerias com setor privado estão em fase final

Equipe econômica está trabalhando numa nova legislação para parcerias público-privadas

Em 21/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Lula Marques/ Agência Brasil

Segundo o ministro, existe uma dúvida se as novas regras para as PPP serão divulgadas junto do novo arcabouço fiscal, mas Haddad se disse indiferente em relação à questão.

A equipe econômica está trabalhando numa nova legislação para as parcerias público-privadas (PPP) paralelamente ao novo arcabouço fiscal, disse há pouco o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele conversou com jornalistas após retornar de reuniões com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Tem um arcabouço regulatório, que não tem nada a ver com o arcabouço fiscal, sobre investimentos, que estamos ultimando na Fazenda”, disse Haddad, ao ser perguntado sobre o que falta para a divulgação da nova regra fiscal que substituirá o teto de gastos.

Segundo o ministro, existe uma dúvida se as novas regras para as PPP serão divulgadas junto do novo arcabouço fiscal, mas Haddad se disse indiferente em relação à questão.

“É uma coisa importante para alavancar investimentos, num momento em que o Brasil está precisando”, afirmou. “Tem uma dúvida se lança junto [com o arcabouço fiscal] ou não. Para mim é indiferente”.

Haddad informou que ainda existem detalhes a serem fechados antes do envio do projeto de lei complementar da nova regra fiscal ao Congresso, como uma conta sobre gastos vinculados à Constituição, como saúde e educação. “Falta definir uma conta sobre vinculações constitucionais que estamos fazendo para termos segurança sobre parâmetros”, declarou.

Em relação aos encontros com Lira e Pacheco, Haddad disse que os presidentes da Câmara e do Senado receberam bem a proposta do novo arcabouço fiscal.

“A recepção tanto dos líderes [partidários] quanto dos presidentes foi muito boa, assim como dos ministros na sexta-feira, que conheceram o arcabouço com o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva]”, declarou.

O ministro disse que pretende relatar ainda nesta segunda-feira (20) a Lula o resultado das reuniões e negou que tenha recebido sugestões dos chefes do Legislativo.

Na sexta-feira (17), Haddad reuniu-se com Lula e os ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para discutir os detalhes finais do projeto da nova âncora fiscal. Assim como nos últimos dias, o ministro repetiu que pretende divulgar o arcabouço antes da viagem oficial de Lula à China, que ocorrerá entre os próximos dias 26 e 31. (Por Wellton Máximo/Agência Brasil)

Leia também:

Produção de Diesel R recebeu certificado internacional
Biofábrica de abelhas é alternativa de renda na Amazônia
CNI: Produção industrial registra menor índice desde 2017
Receita recebe mais de 1 mi de declarações do IR no 1º dia
Bolsa de valores cai para menor nível desde agosto com crise 
Abate de bovinos no Brasil volta a crescer após dois anos
> Brasil vai emitir quase 12 mi de passagens por ano a R$ 200
Primeiros a declarar imposto de renda recebem restituição antes
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%
Inflação medida pelo INPC avança para 0,77% em fevereiro
IPCA sobe 0,84% no mês de fevereiro, informa o IBGE
Cesta básica cai em 13 capitais pesquisadas em fevereiro

TAGS:
REGRAS | SETOR PRIVADO | FASE FINAL | HADDAD | LEGISLAÇÃO