EDUCAÇÃO

Resultado do concurso do magistério será divulgado na terça (10)

Concurso selecionará 172 novos professores da rede municipal de ensino de Vitória.

Em 09/03/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

Sairá no Diário Oficial do Município desta terça-feira (10) o resultado do concurso público para professores da rede municipal de ensino de Vitória.

Foram mais de 20 mil candidatos inscritos na seleção, que foi organizada pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

O concurso oferta 172 vagas em vários cargos, além de cadastro de reserva:

Professor de Educação Básica I – PEB I
Professor de Educação Básica II – PEB II
Professor de Educação Básica III – PEB III
Professor de Educação Básica III – PEB III – Dinamizador de Artes
Professor de Educação Básica III – PEB III – Dinamizador de Educação Física
Professor de Educação Básica III – PEB III – Educação Artística
Professor de Educação Básica III – PEB III – Educação Física
Professor de Educação Básica III – PEB III – Geografia
Professor de Educação Básica III – PEB III – História
Professor de Educação Básica III – PEB III – Língua Inglesa
Professor de Educação Básica III – PEB III – Língua Portuguesa
Professor de Educação Básica III – PEB III – Matemática
Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Coordenador de Turno
Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Em Função Pedagógica

"Organizamos cuidadosamente esse concurso no intuito de selecionar os melhores professores para atuar nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Vitória, inserindo importantes estratégicas e inovações no processo seletivo", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

MAIS NOTÍCIAS DE VITÓRIA

Dia da Água terá várias atividades de Educação Ambiental em Vitória

Para celebrar o Dia da Água (21 de março), alunos de instituições de ensino de Vitória vão participar de uma programação especial.

Nesta segunda-feira (9), alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Ifes de Vitória participaram da primeira formação. Nos dias 26 e 27 de março, será realizado o Circuito Ambiental “Água: Respeito, Consumo e Responsabilidade”.

Já no sábado (14), das 9 às 12 horas, a formação será para os alunos de graduação de Engenharia Sanitária Ambiental.

"A formação tem o intuito de capacitar os alunos envolvidos para que os mesmos, em conjunto com a equipe técnica, tenham a oportunidade de realizar um protagonismo juvenil em prol do seu território, fortalecendo, assim, o sentimento de pertencimento", comentou a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), Juliana Sardinha.

O evento é uma parceria da Semmam com o Ifes de Vitória, através do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

"As atividades serão realizadas no próprio Ifes. A expectativa é de que mais de 1 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Vitória participem das atividades nos dias 26 e 27", disse a coordenadora de Eventos da Semmam, Jacirlane Carvalho.

Os alunos terão a oportunidade de participar de atividades lúdicas educativas que possibilitam a interação e promovem conhecimentos quanto à questão ambiental, possibilitando despertar para a preservação e a conservação do meio ambiente.

Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas

Os alunos e professores terão a oportunidade de caminhar, identificar, localizar e conhecer mais o território e onde existem córregos e cursos d’água em Vitória.

Poderão também identificar as nascentes, estabelecendo relações com a vegetação, o relevo e os caminhos que águas percorrem até chegar ao mar, e fazer reflexão sobre a importância da rede de drenagem e atitudes cidadãs para se evitar/mitigar alagamentos.

O mapa, que tem cerca de 50 metros quadrados, equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal e foi criado e desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental e da Gerência de Informação e Geoprocessamento.

Jogo da Água Virtual: A Água que você não vê

Outra atração é o Jogo Gigante da Água Virtual: A Água que você não vê, composto por um tabuleiro gigante que ensina a identificar e tecer reflexões sobre o consumo de água virtual no uso cotidiano para confecção dos produtos e seu impacto no meio ambiente.

Ao brincar, o participante é estimulado a trocar e compartilhar seus conhecimentos e fazer uma reflexão da quantidade de água potável necessária para produção de diversos materiais e produtos.

Outras atividades

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA/Semus) levará a Maquete Educativa. Composta por duas residências, os alunos serão levados a conhecer, perceber e diferenciar quais os cuidados necessários no dia dia para um ambiente saudável.

O objetivo dessa atividade é orientar sobre a importância das atitudes corretas no cotidiano para a não proliferação do mosquito Aedes Aegypti e as questões dos resíduos.

A Cesan fará exposição com simulação do sistema de tratamento de água, sistema de esgotamento e instalação sanitária de uma residência.

Outra atração é o Jogo do Rio, que simula um jogo de tabuleiro gigante em que as crianças trabalham nocões de sustentabilidade e dicas de consumo e atitudes sustentáveis.

O Ifes Vitória vai promover a atividade "A água e a vida", que vai demonstrar que a qualidade da água pode favorecer (ou não!) a vida dos seres vivos. São usados aquários contendo água com diferentes características (água poluída por petróleo, água eutrofizada, água com resíduos sólidos e água pura.

As crianças serão recepcionadas pela ONG Avalanche com uma intervenção sobre a temática da água, levando-as a refletir sobre consumo e desperdícios.

Símbolo

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que a água é um elemento vital para a vida na Terra e fundamental no desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades. "Refletir sobre a importância da água é essencial no município, visto que Vitória é dependente de outros municípios para o abastecimento da água", disse.

A capital é abastecida pela água que chega dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu. E para difundir a importância da água no município, foi promulgada a lei nº 8701/2014, que instituiu a Semana Municipal da Água, comemorada sempre na penúltima semana de março.

A lei nº 9130/2017 instituiu o dia 21 de março como o Dia Municipal de Recuperação, Preservação e Acompanhamento das Nascentes. (Com informações da Prefeitura de Vitória)