EDUCAÇÃO

Retorno às aulas é momento de colocar as vacinas em dia

No Espírito Santo, é obrigatória a apresentação do cartão de vacina atualizado na matricula.

Em 03/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Segundo a Lei Federal nº 8.069, dispõe o Artigo 14, “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

O mês de fevereiro tem início com a volta às aulas. Nesse período, um assunto muito importante precisa ser lembrado: colocar a imunização em dia de crianças e adolescentes capixabas como forma de proteção e segurança de toda a comunidade escolar.

“O início do calendário escolar é essencial para reforçarmos a importância da vacinação entre a população e a comunidade escolar. É uma medida que colabora com ambiente ainda mais seguro para os seus filhos, além disso um papel importante da sociedade, de seguir as legislações vigentes, tanto estadual, quanto federal para a vacinação infantil”, esclareceu o subsecretário de Vigilância em Saúde (respondendo), Orlei Cardoso.

No Espírito Santo, é obrigatória a apresentação do cartão de vacina atualizado no ato da matrícula e rematrícula. A Lei nº 10.913, de 1º de novembro de 2018, estabelece a apresentação do cartão de vacina, tanto em escolas públicas quanto na rede privada.

Há também a Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente. Nessa norma, segundo dispõe o Artigo 14, “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”. Isto é, seguindo as vacinas determinadas pelo Ministério da Saúde e ofertadas às crianças e aos adolescentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mesmo amparado em lei, o Estado fechou o ano de 2022 não alcançando importantes metas vacinais do público infantil. As metas de coberturas vacinais nas doses de rotina foram definidas pelo Ministério da Saúde e variam entre 90% e 95%, a depender do imunizante, e estão direcionadas ao grupo de crianças de zero a 12 meses (1 ano). Mas, independentemente da idade, alcançar uma meta ideal ajuda no controle da doença e na proteção da população, prevenindo a letalidade e sequelas. Além disso, há a importância da cobertura na vacina contra a Covid-19, já ampliada às crianças a partir de seis meses de idade.

Coberturas vacinais

Conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e do Sistema Vacina e Confia, as coberturas vacinais nas doses de rotina em 2022 no Estado são de:

- Poliomielite (meta 95%): 80,76%

- Meningococo C (meta 95%): 83,27%

- Penta (meta 95%): 81,39%

- Febre Amarela: 66,46%

- Pneumocócica 10V (95%): 88,56%

- Varicela (95%): 79,59%

- Tríplice Viral D1 (95%): 90,26%

- Hepatite A (95%): 80,57%

- BCG (90%): 80,09%

- Rotavírus Humano (90%): 83,66%

Importante destacar que esses dados são preliminares, uma vez que estão sendo atualizados e serão concluídos até o primeiro quadrimestre de 2023, podendo o Estado alcançar metas até o término deste prazo. As doses são de rotina para crianças de 0 meses a 1 ano.

Estado recebe doses da Pfizer pediátrica e baby

Nesta semana, o Espírito Santo recebeu 40 mil doses da Pfizer para população infantil, sendo 20 mil de Pfizer pediátrica, destinada às crianças de 5 a 11 anos e 20 mil de Pfizer baby, para crianças de seis meses a 4 anos. As doses foram distribuídas aos municípios na quarta-feira (01) e poderão atender como D2 e também para iniciar novos esquemas.

A Secretaria da Saúde (Sesa) informa ainda que recebeu, por parte do Ministério da Saúde, a confirmação que as doses da Pfizer pediátrica e baby serão entregues semanalmente, conforme demanda.

Para acompanhamento das coberturas vacinais da Covid-19, acesse o Painel Vacina e Confia https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/. (As informações são da SESA/ES)

Leia também:

Lula entregará a cientistas medalha retirada por Bolsonaro
Sai resultado preliminar da segunda etapa do Revalida 2022/2
Escolas públicas já podem inscrever alunos para a OBMEP
Governo ES abre mais de 10 mil vagas em cursos do Qualificar
Sisu: Mais de 226 mil vagas estão disponíveis para consulta
Ibiraçu está oferecendo cursos gratuitos de qualificação
Escolas de Linhares são abastecidas com materiais didáticos
Escolas municipais de Cachoeiro estão recebendo melhorias
Sedu reabre inscrições para cursos de Educação Profissional
MEC divulga prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies

TAGS:
RETORNO AS AULAS | SAÚDE | VACINA | OBRIGATORIO | CARTEIRA ATUALIZADA