POLÍTICA INTERNACIONAL

Reunião: Ucrânia exige cessar-fogo e corredores humanitários

Centenas de soldados russos e civis ucranianos foram mortos com a invasão no dia 24/02.

Em 03/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Sputnik News

As Nações Unidas disseram que mais de 1 milhão de refugiados fugiram em apenas sete dias e que a crise humanitária está piorando. (Foto: Registro da primeira rodada de negociações entre as delegações da Ucrânia e da Rússia)

Negociadores ucranianos em conversas com autoridades russas nesta quinta-feira (3), exigiram um cessar-fogo e corredores humanitários para evacuar cidadãos sitiados enquanto as forças de invasão de Moscou cercavam e bombardeavam cidades ucranianas.

Centenas de soldados russos e civis ucranianos foram mortos desde que o presidente Vladimir Putin enviou suas tropas pela fronteira em 24 de fevereiro. A própria Rússia foi mergulhada no isolamento. 

As Nações Unidas disseram que mais de 1 milhão de refugiados fugiram em apenas sete dias e que a crise humanitária está piorando.

O conselheiro presidencial ucraniano, Mikhailo Podolyak, tuitou uma foto sua e de outros negociadores sentados em uma mesa de conferência em um local não revelado. Os ucranianos usavam uniformes de batalha e jaquetas de inverno, os russos usavam ternos e gravatas.

A Ucrânia exigiria um cessar-fogo imediato, um armistício e "corredores humanitários para a evacuação de civis de aldeias/cidades destruídas ou constantemente bombardeadas", disse Podolyak.

Nenhum dos lados sugeriu que estava esperando avanços depois que uma primeira rodada de negociações realizada na Bielorrússia na segunda-feira não fez nenhum progresso.

Apesar de um plano de batalha inicial que os países ocidentais disseram ter como objetivo derrubar rapidamente o governo de Kiev, a Rússia capturou apenas uma cidade - o porto de Kherson, no sul do rio Dnipro, no qual seus tanques entraram na quarta-feira.

Com sua principal força de assalto parada por dias em uma rodovia ao norte de Kiev, a Rússia mudou de tática, aumentando o bombardeio de cidades. Faixas do centro de Kharkiv, uma cidade de 1,5 milhão de pessoas, foram transformadas em escombros.

Mariupol, principal porto do leste da Ucrânia, foi cercada por bombardeio pesado, sem água ou energia. Autoridades dizem que não podem evacuar os feridos. O conselho da cidade comparou a situação ao cerco de Leningrado na Segunda Guerra Mundial. 

Liberdade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, ficou em Kiev, divulgando atualizações regulares de vídeo para a nação. Em sua última mensagem, ele disse que as linhas ucranianas estavam em espera. 

"Não temos nada a perder a não ser nossa própria liberdade", disse ele. 

O Ministério da Defesa britânico disse que o principal corpo da enorme coluna russa que avança sobre Kiev ainda está a 30 quilômetros do centro da cidade, retido pela resistência ucraniana, problemas mecânicos e congestionamento. 

Em Borodyanka, uma cidade 60 km (40 milhas) a noroeste de Kiev, onde a população local repeliu um ataque russo, cascos queimados de blindados russos destruídos foram espalhados em uma rodovia, cercados por prédios explodidos em ruínas.

"Eles começaram a atirar de seu APC em direção ao parque em frente aos correios", contou um homem no apartamento onde estava abrigado com sua família, referindo-se a um veículo blindado russo.

"Aí aqueles desgraçados acionaram o tanque e começaram a atirar no supermercado que já estava queimado. Pegou fogo de novo. Um velho saiu correndo feito um louco, com grandes olhos redondos, e disse 'me dá um coquetel molotov! Acabei de definir o APC deles. pegando fogo!... me dê um pouco de gasolina, vamos fazer um coquetel molotov e queimar o tanque!'"

Os serviços de emergência na região leste de Chernihiv disseram que 22 corpos foram retirados dos escombros de um ataque aéreo russo. Mais cedo, o governador Viacheslav Chaus disse que pelo menos nove pessoas foram mortas em um ataque aéreo que atingiu casas e duas escolas.

Imagens de uma câmera do painel do carro, verificadas pela Reuters, mostraram prédios em Chernihiv repentinamente explodidos por aparentes mísseis. A rua foi engolida por uma bola de fogo e uma nuvem de fumaça preta subiu ao céu.

Dois navios de carga foram aparentemente atacados em portos ucranianos. Seis membros da tripulação foram resgatados no mar depois que um navio de propriedade da Estônia explodiu e afundou em Odessa, e pelo menos um membro da tripulação foi morto em uma explosão em um navio de Bangladesh em Olvia. A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos e óleo alimentar do mundo a partir de seus portos do Mar Negro.

Mentindo pra si mesmo

Em meio ao crescente isolamento diplomático de Moscou, apenas Belarus, Eritreia, Síria e Coreia do Norte votaram com a Rússia contra uma resolução de emergência na Assembleia Geral das Nações Unidas condenando a "agressão" de Moscou.

Putin conversou por telefone com o presidente francês Emmanuel Macron na quinta-feira, dizendo que a Rússia alcançaria seus objetivos, incluindo a desmilitarização e a neutralidade da Ucrânia, disse o Kremlin.

Macron disse a Putin que "você está mentindo para si mesmo" sobre o governo de Kiev, que Moscou diz ser uma ameaça à sua segurança, e que a guerra custaria caro à Rússia, disse uma autoridade francesa. 

Na Rússia, onde a maioria das principais figuras da oposição foi presa ou exilada em uma repressão no ano passado, as autoridades proibiram reportagens que descrevem a "operação militar especial" como uma "invasão" ou "guerra".

A rádio Ekho Moskvy, uma das poucas vozes liberais restantes da Rússia, fechou-se na quinta-feira depois que as autoridades ordenaram que ela fosse retirada do ar.

A tropa de choque arrancou manifestantes das ruas de São Petersburgo na quarta-feira, incluindo uma mulher de 77 anos filmada sendo empurrada por homens com capacetes pretos. Ativistas distribuíram imagens de uma garotinha chorando atrás das grades, tendo sido presa por segurar uma placa que dizia "Sem guerra".

Avanço parado

Analistas militares dizem que o avanço da Rússia foi um fiasco tático, com colunas mal conservadas agora confinadas às estradas, já que o degelo da primavera transforma o solo ucraniano em lama. A cada dia que a principal força de ataque fica presa na estrada ao norte de Kiev, sua condição se deteriora, disse Michael Kofman, especialista em militares russos do Wilson Center, em Washington DC.

"Quanto mais tempo as forças russas ficarem à frente, menor será sua prontidão e desempenho", disse ele.

À medida que a probabilidade de uma vitória rápida diminui, a Rússia pode recorrer às táticas que usou na Síria e na Chechênia, onde destruiu as cidades de Aleppo e Grozny em ruínas.

A Rússia já reconheceu quase 500 de seus soldados mortos. A Ucrânia diz que matou quase 9.000, embora isso não possa ser confirmado.

Kherson, uma capital provincial de cerca de 250.000 habitantes, é o único centro urbano significativo a cair.

O principal promotor do Tribunal Penal Internacional disse que uma equipe avançada deixou Haia para a região da Ucrânia para começar a investigar possíveis crimes de guerra. A Rússia nega atacar civis e diz que seu objetivo é "desarmar" a Ucrânia e prender líderes que falsamente chama de neonazistas.  (Por Maksym Levin e Pavel Polityuk - REUTERS)

Leia também:

Rússia pretende levar operação militar até o fim, diz Lavrov
Lavrov diz que única alternativa a sanções seria guerra nuclear
ONU aprova resolução que condena invasão russa na Ucrânia
UE aprova sanções contra Belarus por invasão da Ucrânia
Estados Unidos vai fechar o espaço aéreo a aviões russos
Biden chama Putin de “ditador” e diz que EUA apoiam a Ucrânia
Parlamento Europeu aprova moção sobre caso da Ucrânia
Presidente do Parlamento Europeu defende a Ucrânia na UE
Rússia e Ucrânia encerram 1ª rodada de negociação sem acordo
Rússia e Ucrânia se reúnem pela 1ª vez para negociações

TAGS:
SOLDADOS | CESSAR-FOGO | RÚSSIA | UCRÂNIA | LÍDERES | REUNIÃO