POLÍTICA CAPIXABA

Rigor na investigação da tragédia em Aracruz, pede Lamas 

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB), é presidente da Comissão de Educação da ALES.

Em 30/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Circuito interno de segurança

O deputado Bruno Lamas, que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, pediu julgamento rigoroso para autores da tragédia que levou à morte de três professoras e uma aluna, em duas escolas em Aracruz.

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado estadual Bruno Lamas (PSB), pediu, em discurso realizado durante sessão de ontem (29) da Casa, um julgamento rigoroso para a tragédia que levou à morte de três professoras e uma aluna em duas escolas de Coqueiral de Aracruz, em Aracruz, e informou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) investiga a participação de um segundo criminoso, que teria dado apoio ao adolescente de 16 anos que assumiu a autoria dos crimes. 

“Pedimos um julgamento rigoroso para os fatos porque a própria Sesp investiga a existência de um outro suspeito, que teria ajudado o adolescente”, declarou o deputado, sem dar mais detalhes.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA. Clica e SAIBA MAIS:

O ataque às duas escolas – uma estadual e outra particular – deixou ainda outras 12 pessoas feridas, sendo cinco delas em estado grave. Filho de um policial militar, o adolescente usou símbolos nazistas, o carro e as armas do pai – um revólver 38 e uma pistola ponto 40 – para cometer os crimes. 

“A minha reflexão hoje é: que tipo de criação esse adolescente recebeu? Quais valores humanos foram ensinados no lar pelos pais? Por que um pai treina um filho para praticar tiros? Por que permite o acesso à arma de fogo pelo adolescente? É preciso investigar a vestimenta, a ideologia que o pai defendia, voltada para o nazismo, e o impacto de tudo isso na comunidade escolar”, discursou Bruno. 

Para o parlamentar, trata-se de uma dura realidade que exige a reconstrução de políticas públicas que envolvem a educação e segurança pública no contexto escolar. 

“É um momento de muita reflexão, de solidariedade. Busco providências, num país que tem leis frouxas, onde o ódio tem protagonismo puxado por lideranças políticas. Mas também temos de fazer o nosso dever de casa. A segurança pública no contexto escolar passa a ser uma necessidade muito mais do que urgente”, disse. 

O deputado frisou que uma das escolas que foi palco da violência, a Primo Bitti, recebeu o Prêmio Sedu: Boas Práticas para Educação, na semana passada, como uma das três melhores do Estado.

“E, infelizmente, nós enxergamos do outro lado a cultura do ódio, uma liberação exagerada do uso de armas de fogo e um discurso de ódio que entristece uma Nação”, comparou.

Leia também:

Casagrande anuncia abono de até R$ 7,2 mil para servidores
Governo lança Editais da Cultura 2022 com maior investimento
Câmara de Vitória é órgão público mais transparente do ES
Casagrande transfere cargo para vice Jacqueline Moraes
Estado investe na reforma de praça pública em Ibiraçu
Casagrande autoriza obras do Centro Empresarial em Aracruz
Renato Casagrande assina carta para adesão ao Pacto Global
Governador entrega reforma de escola e anuncia investimentos
Renato Casagrande é reeleito governador do Espírito Santo
Em Cariacica, Casagrande faz corpo a corpo com eleitores

TAGS:
BRUNO LAMAS | TRAGÉDIA | ARACRUZ | CULPADOS | RIGOROSIDADE