ESPORTE INTERNACIONAL

Rio de Janeiro almeja ser a capital mundial dos e-sports

O estado do Rio de Janeiro já sediou alguns dos principais torneios de e-sports do mundo.

Em 13/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: KTO Apostas BR / Creative Commons

Após as declarações da Ministra do Esporte de que os jogos eletrônicos não são “esporte”, o prefeito Eduardo Paes se reuniu com lideranças do setor.

 

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, afirmou ontem (12) que quer que a capital fluminense se torne a “capital mundial dos e-sports”. Paes se reuniu com diversas lideranças do ecossistema de games e e-sports do Brasil para se aproximar da indústria, entre eles Nicolle Merhy, Forbes Under 30 e profissional de destaque no segmento. Também estiveram presentes representantes da AfroGames, Los Grandes, dentre outros.

Em suas redes sociais Paes destacou que reconhece os e-sports como uma importante modalidade esportiva e que vai criar uma coordenadoria para tratar do tema. “O Rio reconhece os e-sports como uma importante modalidade de esporte e que traz consigo os princípios mais importantes da prática esportiva como disciplina, foco, inclusão social e competição”, destacou o prefeito. O evento ocorre alguns dias após Ana Moser, Ministra do Esporte, declarar, em entrevista, que não considera e-sports e esporte e gerar polêmicas entre os profissionais da indústria.

“Hoje fizemos uma reunião com diversos atores ligados a essa prática esportiva e estamos criando uma coordenadoria específica para esse tema diretamente ligada ao gabinete do prefeito. Vamos fazer do Rio a capital mundial dos e-sports”, destacou Paes.

O mercado de eSports já movimenta atualmente bilhões de dólares por ano e, segundo o relatório global publicado pela Newzoo, em 2022 ultrapassou os US$ 180 bilhões arrecadados. Como consequência, o investimento em jogos também aumento; em um relatório da Pesquisa Games Brasil (PGB) de março de 2022, mais de 70% dos brasileiros afirmam ter hábito de jogar jogos eletrônicos, e desses mais de 50% se declaram do gênero feminino e, mais de 25% têm entre 20 e 24 anos.

O Rio de Janeiro já recebeu alguns dos principais torneios do mundo, dentre eles League of Legends e o IEM Rio Major 2022, além de eventos como a Game XP. (Por Luiz Gustavo Pacete)

Leia também:

Jogos da Copa Vitória de Futebol movimentam Camburi
Prefeitura de Aracruz inicia programação esportiva do verão
Inscrições abertas para os Campeonatos de Vôlei de Praia 2023
Atletas do ES são campeãs do circuito nacional de futevôlei
Sesport inaugura mais uma etapa da Calçada da Fama
Bolsa Atleta: inscrições abertas até esta sexta em Vila Velha
Ferrugem destaca força e diz que Porto Vitória briga por título
França vence o Marrocos e fará final inédita com a Argentina
Mundial de bocha paralímpica chega ao final no Rio de Janeiro
Com show de Messi, Argentina vence a Croácia e vai à final

TAGS: 
RIO DE JANEIRO | JOGOS ELETRONICOS | PROJETO | CAPITAL | MUNDIAL