SAÚDE

Rio de Janeiro registra mais 2 mortes por varíola dos macacos

Segundo a SES-RJ, subiu para 5 o número de pessoas que perderam a vida pela doença.

Em 08/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reuters

De acordo com a SES-RJ, há 1.231 casos confirmados e 138 prováveis registrados no estado até o dia 3. Outros 387 casos suspeitos seguem em investigação, e 2.665 foram descartados.

O estado do Rio de Janeiro registrou mais duas mortes por varíola de macacos (monkeypox). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), subiu para cinco o número de pessoas que perderam a vida por causa da doença.

Conforme a secretaria, um dos pacientes é um homem de 46 anos de idade, que morava em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A morte foi notificada no dia 31 de outubro.

“O paciente era imunossuprimido e apresentou lesões cutâneas em forma grave”, informou.

A outra notificação ocorreu no mesmo dia. O paciente, de 27 anos de idade, residia em São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos, mas o registro foi na capital do estado. A data de início dos sintomas foi em 21 de outubro.

“Ele estava internado para tratamento e possuía comorbidade”, informou a secretaria.

De acordo com a SES-RJ, há 1.231 casos confirmados e 138 prováveis registrados no estado até o dia 3. Outros 387 casos suspeitos seguem em investigação, e 2.665 foram descartados.

“Os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes, de qualquer idade, apresentam início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva para monkeypox única ou múltipla, em qualquer parte do corpo. Também podem apresentar edema nos órgãos genitais, podendo estar associada a outros sinais e sintomas”, explica a secretaria.

Já os casos prováveis são os em que “o paciente apresenta um ou mais dos critérios listados como exposição próxima e prolongada, sem proteção respiratória, ou contato físico direto com parcerias múltiplas e/ou desconhecidas nos 21 dias anteriores ao início dos sinais. Além disso, teve contato com materiais contaminados, como roupas de cama e banho ou utensílios pessoais de um caso provável ou confirmado de monkeypox”.

Também estão incluídos os profissionais da saúde sem uso adequado de equipamentos de proteção individual que tiveram contato com caso provável ou confirmado de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

“Embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, é importante ressaltar que o surto atual não tem relação com esses animais”, alerta a secretaria.

Para dar mais transparência aos dados de monkeypox no estado, a SES-RJ lançou o painel com dados oficiais sobre a doença. (Por Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil)

Leia também:

> Novembro Azul: inscrições abertas para palestras sobre saúde 
Cachoeiro alerta para baixa procura pelas doses contra Covid
Linhares amplia a oferta da vacina HPV para os meninos
Covid: vacinação sem agendamento em 26 US de Cariacica
Novembro azul: Serra + Cidadã terá Vila da Saúde do homem
Serra abre nesta segunda (7) novas vagas para vacinação
Novembro Azul: confira ações que serão ofertadas na Serra
Novembro Azul: programação especial para os homens
Covid: Brasil registra 1.077 casos e seis mortes em 24 horas
​Semus de Vitória realiza mais um sábado de vacinação

TAGS: 
VARÍOLA DOS MACACOS | MORTES | DOENÇA | RIO DE JANEIRO | MONKEYPOX