CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Robótica Escolar em Vila Velha participa do torneio nacional

Todos os alunos ganharam medalha de participação.

Em 13/12/2018 Referência JCC - Secom PMVV

Divulgação

Com o objetivo de compartilhar os conhecimentos escolares, em suas competências técnicas e científicas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo Escolar de Robótica (NERO), embarcou 8 alunos, do 6º e 7 º anos, da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Irmã Feliciana Garcia, para o Torneio Brasileiro de Robótica (TBR), que foi realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, em Belo Horizonte. O objetivo é disseminar a tecnologia, fomentar o empreendedorismo assim como as relações interpessoais entre os alunos e equipe envolvida. Todos os alunos ganharam medalha de participação.

Por meio desses eventos é possível promover o ensino de ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática (STEAM), comentou o professor de Robótica, Maurício Eduardo Damaceno. “A Robótica fomenta o trabalho colaborativo e por meio da participação em eventos como esse é possível desenvolver competências cognitivas e habilidades comportamentais para a vida, além de fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico”, pontuou.

A equipe formada por Milla, Isabela, Maria Luiza, Emilly, Raquel, Pedro, João Felipe, Gustavo e Ítalo criou um projeto voltado para o trânsito seguro e a equipe inventou um sistema de trânsito que controla o fluxo na passagem de pedestres na faixa. Funciona da seguinte forma: Quando uma pessoa ou animal passar pela faixa de pedestre com sinal vermelho será acionado um alarme e a luz amarela piscaram até na passagem do pedestre. Na faixa terá ainda um sensor de peso que varia entre 0 a 120kg. Quando termina a passagem o sinal volta ao normal, sem atrapalhar o fluxo.
 
Torneio Brasil de Robótica (TBR)
 
TBR é uma iniciativa da empresa R2E – Robótica Educação e Eventos, que, além de ofertar uma modalidade própria de evento de cunho educativo-científico-tecnológico, objetiva preparar crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos na pluralidade de torneios científicos e tecnológicos, bem como aqueles de robótica. Deve ser entendido como um foro livre, em que a capacitação do público atendido possibilitará o desenvolvimento humano de forma holística, de modo que possam se enveredar pelo mundo maravilhoso das descobertas, invenções e inovações. O foco encontra-se em fazer com que essas pessoas possam compreender melhor sua localização no mundo, importância na comunidade em que habitam, capacidade de realização e necessidade por uma sociedade mais equânime.