RELIGIÃO

Romaria dos Conguistas ao puro som de casacas e tambores

A anfitriã da festa, Nossa Senhora da Penha, recebeu São Benedito, levado junto ao mastro.

Em 17/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Foto: Antonio Carlos/PMVV

Caracterizados com seus trajes e vestimentas tradicionais, as bandas de congo realizaram a subida ao Convento da Penha entoando jongos, enquanto mulheres dançavam e rodavam suas saias características da cultura conguista. 

“Iaiá você vai à Penha, me leva ô, me leva...” Nesta segunda-feira (17), foi dia da anfitriã da festa, Nossa Senhora da Penha, receber São Benedito, levado nos braços, junto ao mastro, estandartes e ao som de casacas e tambores, na sétima Romaria dos Conguistas. Religiosidade, canto e dança marcaram a procissão, que reuniu mais de 1.000 integrantes de 20 grupos de congo de todo o Espírito Santo.

Caracterizados com seus trajes e vestimentas tradicionais, as bandas realizaram a subida ao Convento entoando jongos. Mulheres dançavam e rodavam suas saias. Os guardiões distribuíam as fitinhas coloridas de Nossa Senhora da Penha, que decoravam todo o mastro. 

Cortejo

O cortejo saiu do portão do Convento, às 8 horas, e seguiu para o Campinho, onde aconteceu a acolhida das bandas e a bênção dos tambores pelo Frei Djalmo Fuck, com a presença no palco de um representante de cada banda e dos estandartes.

Após, a multidão de conguistas realizou a descida do Morro da Penha, com a mesma devoção, louvações e ritmo, para fincar o mastro no portão da Ladeira da Penitência, de onde será retirado somente na cerimônia de Corpus Christi, com a recepção dos andarilhos dos Passos de Anchieta. 

Pintado pelo artista plástico Celso Adolfo Talles Ramos, o mastro leva as cores rosa e azul, além de representações das sete alegrias de Nossa Senhora e das 3600 fitinhas coloridas. Com seis metros de comprimento e feito de tronco de eucalipto, o artefato foi carregado nos ombros, em todo o trajeto, por vinte alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames). 

Expressão cultural

Reconhecido como patrimônio imaterial do Espírito Santo, o congo é uma das maiores expressões da cultura popular capixaba. Segundo a coordenadora da Romaria dos Conguistas, Monica Dantas, o crescimento do evento a cada ano demonstra a importância da cultura popular do nosso estado.

“A Romaria dos Conguistas começou lá atrás, quando Arnaldinho, hoje prefeito, ainda era vereador e fez um Projeto de Lei instituindo a Fincada de Nossa Senhora da Penha. É um verdadeiro espetáculo de fé, música, cores, e tudo isso está estampado no rosto de cada romeiro e de cada devoto que vem louvar a Padroeira e mostrar a sua arte. É uma alegria ver este movimento crescendo”, salientou a coordenadora.

Leia também:

Tradicional Romaria das Mulheres é marcada pela devoção e fé
Festa da Penha: Romaria das Famílias reuniu um milhão de fiéis
Fiéis se emocionam na Romaria das pessoas com deficiência
Fé e luta por direitos na romaria da pessoa com deficiência
Festa da Penha: Veja o que funciona durante o feriado estadual
Nossa Senhora é acesa na Serra e traz mensagem de fé
Abertura da ​Festa da Penha 2023 contou com missa e recital
Viana realiza o maior espetáculo da Paixão de Cristo do ES
Nossa Senhora Iluminada será acesa em Vila Velha no sábado
Aviva Viana traz Bruna Karla e atrações gospel para 13ª edição
Relatório aponta aumento de casos de intolerância religiosa

TAGS: 
VILA VELHA | ROMARIA | CONGUISTAS | BANDAS | FTAMBORES | CASACAS