POLICIA

​ROMU e Inspetoria Ambiental ganham novas caminhonetes

Os veículos completam o processo de renovação da frota iniciado em dezembro de 2021.

Em 17/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Com as novas viaturas a Guarda Municipal ganha no quesito logística, pois passa a contar com veículos novos, proporcionando conforto aos profissionais que utilizam, mas também garantindo recursos para deslocamento e patrulhamento mais presentes nas ruas. 

A Guarda Municipal passou a contar com cinco novas viaturas na frota. São caminhonetes Mitsubishi L200 Triton que foram entregues em cerimônia na manhã desta quarta-feira (17), em frente à Prefeitura de Vila Velha. Quatro delas são destinadas ao uso das equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e uma para a Inspetoria Ambiental. 

Os veículos completam o processo de renovação da frota iniciado em dezembro de 2021, quando 11 Nissan Kicks foram incorporados aos veículos disponíveis para logística e deslocamento dos guardas em serviço. Desde então foram adquiridas 10 motos Honda XRE zero quilômetro e, na última semana, outras 16 viaturas Nissan Kicks. As caminhonetes antigas eram de 2013.

Com as novas viaturas a Guarda Municipal ganha no quesito logística, pois passa a contar com veículos novos, proporcionando conforto aos profissionais que utilizam, mas também garantindo recursos para deslocamento e patrulhamento mais presentes nas ruas. 

As chaves foram entregues pelo prefeito Arnaldinho Borgo e pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro à comandante da Guarda Landa Marques e os inspetores da Guarda Municipal.

"Nesse momento chegamos ao topo onde toda nossa Guarda está aparelhada. Com equipamentos de ponta, com viaturas, motopatrulhas, quadriciclos, armamentos letais e não letais, novos e disponíveis para cuidar das pessoas de bem da nossa cidade. Para dar um recado forte a bandidagem: vocês não terão vida fácil com a nossa Guarda. Se querem paz, vamos aceitar e trabalhar para que ela se estenda pelas comunidades. Aliás, por toda a cidade. Mas se quiserem enfrentamento terão resposta à altura. A minha, a nossa Guarda, orgulho de Vila Velha, está pronta para a missão e fará o enfrentamento na mesma medida. Vila Velha agora tem ordem. Paramos por aqui nos investimentos, não. Ainda teremos ainda mais tecnologia para que nossos guardas, que já receberam reconhecimento estrutural e financeiro, também tenham o melhor que o mundo oferece para garantir a paz que merecemos", comentou o prefeito. 

Emocionada, Landa reconheceu os investimentos históricos feitos em segurança pelo Município. 

“Agora podemos dizer que toda nossa frota está renovada e foi ampliada. Foram anos de espera, de promessas, mas agora nossa corporação foi valorizada e está entregando resultado”, lembrou a comandante. 

Já o secretário Geovanio ressaltou a importância dos equipamentos para atuação mais efetiva dos operadores de segurança do município. 

“Além de equipados, todos são muito bem treinados e preparados para agirem em prol da manutenção da segurança pública em Vila Velha”, reforçou o tenente-coronel.

ROMU

A ROMU é a equipe especializada da Guarda Municipal, treinada para operar em áreas de conflito deflagrado. Os guardas passam por treinamento específico com armamento longo, técnica e tática de controle de distúrbios de multidão e ronda ostensiva motorizada. 

As caminhonetes permitem o deslocamento em qualquer tipo de terreno e, principalmente utilização de escudos, armamento longo e outros equipamentos que exigem espaço na viatura.

Inspetoria Ambiental

Já a Inspetoria Ambiental atua com patrulhamento e rondas preventivas nas áreas de proteção ambiental, reservas e parques naturais da cidade, coibindo crimes como extração ilegal, captura e comércio ilegal de animais silvestres e maus tratos a animais, entre outras demandas. 

O cofre e áreas de carga permite levar equipamentos variados para resgate a animais em situação de risco, mas também a apreensão de materiais ilegais como redes, gaiolas e armadilhas, entre outros. 

A frota da Guarda Municipal passa a contar com:

27 viaturas leves Nissan Kicks
5 caminhonetes Mitsubishi L200 Triton
10 motos Honda XRE 300
4 quadriciculos  
10 bikes. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Polícia Federal faz buscas em operação sobre ataque hacker
Guarda Civil de Vila Velha apreende menores após assalto
PF faz operação contra fraude envolvendo criptomoedas
Vila Velha ganha 16 novas viaturas para a Guarda Municipal
Guarda de Cariacica recebe autorização para armamento
> ​Guarda Municipal de Vila Velha inicia Operação Pôr do Sol
Operação da PF investiga fraudes no auxílio emergencial
Polícia Federal combate o comércio irregular de remédios
Cariacica recebe quatro viaturas para a Guarda Municipal
Operação da PF investiga uma fraude na aquisição de armas

TAGS:
VEÍCULOS | VILA VELHA | ROMU | INSPETORIA AMBIENTAL | CAMINHONETES