VIAGENS & TURISMO

Roteiro das Cervejarias é atrativo para turismo das montanhas

O Roteiro das Cervejarias Artesanais é atrativo a mais para turismo das montanhas capixabas.

Em 12/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Pedro Augusto P. Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA

A Rota das Cervejarias Artesanais fica entre os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Vargem Alta, a aproximadamente 80 quilômetros da cidade de Vitória.

Nas montanhas capixabas, o Roteiro das Cervejarias Artesanais oferece experiência turística com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e do Governo do Estado do Espírito Santo. Visitantes podem degustar, aprender a harmonizar cervejas e pratos, além de participar de tour pelas cervejarias, enquanto conhecem a região e apreciam as belezas naturais.

A Rota das Cervejarias Artesanais fica entre os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Vargem Alta, a aproximadamente 80 quilômetros da cidade de Vitória.

“A região de montanhas é uma das que mais recebe turistas do Espírito Santo, e as cervejarias são muito importantes por serem mais um atrativo para os turistas, além das belezas naturais e do agroturismo como um todo”, aponta Patrícia Cangussu, gerente da Unidade Regional Serrana do Sebrae/ES.

E com os objetivos de fomentar o turismo local e, ainda, de promover os pequenos negócios da região Serrana, o Sebrae/ES, com apoio do Governo do Espírito Santo, inclui o Roteiro das Cervejarias Artesanais no projeto Juntos Pelo Turismo, com atrações que incluem os pequenos negócios responsáveis na produção dessas bebidas. Ao todo, sete cervejarias fazem parte do percurso, além da Casa da Cultura e da Rua do Lazer, ambas localizadas em Domingos Martins (confira o roteiro completo no final da matéria).

“O trecho inclui empresas localizadas no município de Domingos Martins, do centro de Campinho até Pedra Azul, atingindo também as cidades de Venda Nova do Imigrante, Castelo e Vargem Alta. Essas empresas são qualificadas para participarem da rota por apresentarem aos turistas uma experiência a mais. Quem visita esses espaços não está apenas buscando o consumo da bebida, mas também a oportunidade de vivenciar, fabricar e aprender mais sobre todo o processo. Cada negócio oferece uma experiência”, reforça Patrícia.

Experiências

Em Domingos Martins, está localizada a famosa Cervejaria Barba Ruiva. O empreendimento é o primeiro brewpub (bares que produzem e vendem sua própria cerveja) do Espírito Santo. A idea do negócio começou em 2013, quando o empresário Daniel Buaiz começou a produzir cervejas artesanais para vender em um restaurante que comandava.

A procura pelo produto superou as expectativas e, em 2015, Daniel percebeu a necessidade de abrir sua própria cervejaria. Hoje, com seu estilo underground, a Cervejaria Barba Ruiva é uma das mais reconhecidas opções de entretenimento noturno em Domingos Martins e, além da comercialização local, foi ampliada para a revenda em pubs, em outros municípios.


Em 2013, o empresário, Daniel Buaiz, começou a produzir a famosa Cervejaria Barba Ruiva, em Domingos Martins. Foto: Reprodução/Facebook

A cervejaria Azzurra, há quatro anos no mercado, é uma das que faz parte do roteiro turístico. De produção artesanal, as bebidas saborizadas são as que se destacam com o público. E a cervejaria, por sinal, aproveita essa diversidade de sabores com que trabalha para oferecer aos clientes uma experiência a mais. Num jogo às cegas, o visitante é convidado a provar as bebidas com os olhos vendados, buscando identificar cada uma delas a partir do olfato e do paladar.

Outra que também está na Rota das Cervejas é a Ronchi Beer, que já oferece dez tipos de chope e nove tipos de cervejas artesanais para seus clientes. A empresa recebe uma média de 800 pessoas durante a semana, e o dobro aos fins de semana. Entre os diferenciais está o cardápio oferecido aos visitantes, que podem escolher por comidas que harmonizam com as cervejas ou que trazem a bebida como um dos ingredientes.

“A própria curiosidade de nossos clientes aguça o interesse deles em querer visitar nossa fábrica, o que nos motivou a fazê-la toda em vidro. E ao deixarmos tudo exposto, também ampliamos esse diálogo com o visitante, que fica mais interessado em saber como é o processo de fabricação”, conta Patrick Bruno de Apolo, gerente da Ronchi Beer.

O começo

Já a Cervejaria Altezza fica numa casa construída no século XIX, com uma parte nova adaptada para incluir o restaurante e a fábrica de cervejas, acompanhando a arquitetura original.

“A cervejaria Altezza é a primeira cerveja artesanal produzida nas montanhas capixabas”, celebra Angelo Rigo, sócio da cervejaria.

Inicialmente, as bebidas eram produzidas para consumo próprio, atendendo à família. Até que o hobby se tornou um negócio.

“Nós resolvemos montar uma unidade da cervejaria no ano de 2012, considerando a demanda e também a qualidade da água na região. Vimos que era um sucesso assim que as primeiras cervejas começaram a cair no agrado do público. Houve uma busca muito grande pelo produto, e essa demanda nos levou a aumentar a fábrica e a produção, além de criar o restaurante”, conta o empresário.

O roteiro:
> Cervejaria Barba Ruiva
Rodovia João Ricardo Schorling, 12, Domingos Martins, ES – 29260-000

> Casa da Cultura
Rodovia João Ricardo Schorling, 16, Domingos Martins, ES – 29260-000

> Rua do Lazer
Rua João Batista Wernersbach, 155, Centro, Domingos Martins, ES – 29260-000

> Ronchi Beer Cervejaria Artesanal
Rua Nona Elvira P. Modolo, Pedra Azul, Domingos Martins, ES – 29278-000

> Piwo Cervejaria
Rodovia-ES, 473 km 3, Viçosinha - São João de Viçosa. Venda Nova do Imigrante, ES – 29375-000

> Cervejaria Artesanal Grecco
Rodovia dos Produtores, km 3. Alto, Venda Nova do Imigrante, ES – 29375-000

> Cervejaria Altezza
Estrada Vai e Vem, s/n, Distrito de São José de Alto Viçosa, Castelo, ES – 29360-000

> Azzurra Cervejaria
ES-164, Aracê. Domingos Martins, ES – 29260-000

> Cervejaria Dus Grillo
Córrego da Prata, Alto Castelinho. Vargem Alta, ES – 29295-000

O trajeto completo está disponível no https://goo.gl/maps/E37jNW7VrSzWRJix9. (Por Maurílio Mendonça/AsImp)

Leia também:

Brasil cai uma posição em ranking de passaportes mais valiosos
Espaços culturais são opções para passeios no Espírito Santo
Cachoeiro receberá novo roteiro turístico autoguiado
Setor hoteleiro estima ocupação próxima de 100% no Réveillon
Roteiro turístico estadual será lançado nesta terça em Viana
Turismo capixaba se destaca pela criação de novos empregos
Município de Viana fará parte de roteiro turístico estadual
Turismo brasileiro fatura R$ 17,6 bilhões no mês de agosto
Produção de petróleo ultrapassa 4 milhões de barris por dia
Procura por crédito cai 12,2% em setembro, revela pesquisa
Intenção de Consumo das Famílias cresce 2,1% em outubro

TAGS:
CERVEJARIAS | MONTANHAS | CAPIXABAS | VIAGENS | TURISMO | ROTA