CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Rússia vai à Justiça para bloquear Telegram

Em meados de outubro, a Justiça russa condenou o Telegram a pagar uma multa.

Em 06/04/2018 Referência JCC / France Presse

O órgão regulador russo das telecomunicações recorreu à Justiça nesta sexta-feira (6) para pedir o bloqueio do Telegram, após o aplicativo de troca de mensagens se recusar a entregar aos serviços russos de Segurança (FSB) suas chaves de encriptação --são esses códigos que permitem ler as mensagens dos usuários.

Em um comunicado, a agência de regulação Roskomnadzor disse ter aberto um procedimento em um tribunal de Moscou para pedir que seja restringido o acesso ao Telegram, aplicativo fundada pelo russo Pavel Durov e conhecido por oferecer um alto nível de confidencialidade.

Em 20 de março, o órgão deu ao Telegram um prazo de 15 dias para entregar suas chaves de encriptação.

"As ameaças de bloquear o Telegram, caso não entregue os dados pessoais de seus usuários, não terão resultado. O Telegram defenderá a liberdade e a confidencialidade", tuitou Durov à época.

Em sua conta no Telegram, o advogado da empresa, Pavel Chikov, explicou que as exigências das autoridades eram "inaplicáveis" do ponto de vista técnico, devido ao complexo sistema de encriptação. Mesmo o aplicativo não teria acesso a algumas comunicações, alegou Chikov.

Em meados de outubro, a Justiça russa condenou o Telegram a pagar uma multa de 800 mil rublos (€ 18 mil euros) por se negar a cooperar com o FSB.

Durov, que deixou a Rússia em 2014 alegando tensões com as autoridades, denunciou o que classificou de violação da Constituição russa, que protege o direito ao sigilo nas comunicações.

O app já teria escapado de um bloqueio em junho, após aceitar fornecer ao regulador russo informações que antes se negava a entregar.

(Foto: Divulgação/Telegram)