POLÍTICA INTERNACIONAL

Rússia acusa Ucrânia de abandonar as negociações de paz

Rudenko declarou que, desta maneira, negociações entre os dois países não vão acontecer.

Em 17/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: EPA /Ansa-Brasil

Na semana passada, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que um encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky é "impossível" de acontecer no momento.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrey Rudenko, afirmou nesta terça-feira, 17, que a Ucrânia "se retirou" das negociações com Moscou.

Citado pela agência russa "Interfax", Rudenko declarou que, desta maneira, as negociações entre os dois países não vão acontecer.

"A Ucrânia praticamente se retirou do processo de negociação. As negociações não vão prosseguir", disse.

Na semana passada, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que um encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky é "impossível" de acontecer no momento. A declaração veio pouco tempo depois de o mandatário ucraniano dizer em uma entrevista ao talk show "Porta a Porta" que está pronto para negociar.

As negociações para um cessar-fogo estão travadas desde o fim de março, quando a Ucrânia se comprometeu a não entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas desde que tivesse caminho livre para ingressar na Ucrânia e garantias de segurança por parte de potências internacionais.

Além das declarações de Rudenko, Peskov reclamou das ações promovidas pelo Ocidente contra a Rússia e disse que a existência do país irrita o mundo ocidental.

"A existência da Rússia é irritante para o Ocidente, que está disposto a fazer de tudo para que a Rússia não viva como quer. O país perde a sua soberania se não defender com firmeza seus interesses. As ações dos países ocidentais são uma guerra, seria mais correto indicar nações não amigas como hostis", concluiu Peskov, citado pela "Interfax". (Ansa)

Leia também:

Príncipe é eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos
Países do G7 concordam em parar de comprar petróleo russo
Após invadir Ucrânia, Putin diz não querer 'guerra global'
Após Suécia, Dinamarca acusa Rússia de violar espaço aéreo
Estados Unidos criticam convite a Putin para cúpula do G20
Rússia: Governo diz ter atingido fábricas de mísseis em Kiev
UE inicia mecanismo para suspender fundos para Hungria
Após reeleição, Macron promete enfrentar dúvidas e divisões
Secretário da ONU pede reuniões com Putin e Zelensky
Italiano Mario Draghi lamenta ineficácia do diálogo com Putin

TAGS:
RÚSSIA | UCRÂNIA | NEGOCIAÇÕES | PAZ | ANDREY RUDENKO