POLÍTICA INTERNACIONAL

Rússia e Ucrânia concordam com corredor humanitário

Civis: Rússia e Ucrânia decidiram conjuntamente sobre a criação de corredores humanitários.   

Em 03/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Wojtek RADWANSKI/AFP

De acordo com Mikhailo Podoliak, assessor do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “houve entendimento” para a criação de corredores humanitários com um cessar-fogo temporário para a entrada de provisões e a retirada de civis.   

As delegações da Rússia e Ucrânia encerraram na tarde desta quinta-feira (3) a segunda rodada de negociações sobre o conflito iniciado no último dia 24 de fevereiro e decidiram conjuntamente sobre a criação de corredores humanitários.   

De acordo com Mikhailo Podoliak, assessor do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “houve entendimento” para a criação de corredores humanitários com um cessar-fogo temporário para a entrada de provisões e a retirada de civis.   

Imagens divulgadas pelas autoridades mostram os negociadores, incluindo o ministro da Defesa de Kiev, Oleksiy Reznikov, apertando as mãos na mesa de reunião. Esta é a primeira vez que este momento é registrado.   

“As posições da Rússia e da Ucrânia são claras. Chegou-se a um acordo sobre algumas das questões levantadas”, disse o principal negociador russo, Vladimir Medinsky, citado pela agência Tass.   

Segundo o representante russo, foram “alcançados progressos significativos” durante a reunião que debateu questões humanitárias e militares e uma possível futura solução política ao conflito.   

Os representantes dos dois países se reuniram em Gomel, em Belarus, em um encontro que durou quase três horas. De acordo com o conselheiro ucraniano, uma terceira rodada de negociações será feita nos próximos dias. As datas, porém, ainda não foram divulgadas.   

Na última segunda-feira (28), a primeira reunião terminou sem um acordo após cinco horas de conversa. Zelensky, por sua vez, tem dito que a Rússia precisa parar de bombardear seu país se quiser negociar.   

Segundo dados da ONU, o conflito na Ucrânia já gerou mais de 1 milhão de refugiados, sendo que a maior parte fugiu para a Polônia. Além disso, 249 civis foram mortos e 553 ficaram feridos na Ucrânia durante a primeira semana do conflito após a invasão da Rússia.   

O número, até a meia-noite de quarta-feira, representa uma alta em relação aos 227 mortos e 525 feridos informados no relatório anterior de um dia atrás.   

Após ter enfrentado mais resistência do que esperava, a Rússia ampliou sua ofensiva nos últimos dias e conquistou a cidade de Kherson, de 300 mil habitantes e primeiro grande município ucraniano a cair.   

Além disso, as forças russas cercaram Mariupol, no sul da Ucrânia, e mantêm Kharkiv, no nordeste, sob bombardeio intenso desde o início da semana. (ANSA)

Leia também:

Reunião: Ucrânia exige cessar-fogo e corredores humanitários
Rússia pretende levar operação militar até o fim, diz Lavrov
Lavrov diz que única alternativa a sanções seria guerra nuclear
ONU aprova resolução que condena invasão russa na Ucrânia
UE aprova sanções contra Belarus por invasão da Ucrânia
Estados Unidos vai fechar o espaço aéreo a aviões russos
Biden chama Putin de “ditador” e diz que EUA apoiam a Ucrânia
Parlamento Europeu aprova moção sobre caso da Ucrânia
Presidente do Parlamento Europeu defende a Ucrânia na UE
Rússia e Ucrânia encerram 1ª rodada de negociação sem acordo

TAGS:
CORREDORES | CESSAR-FOGO | RÚSSIA | UCRÂNIA | HUMANITÁRIOS | REUNIÃO